MPF recomenda ação ininterrupta do Ibama no Amazonas para combate ao garimpo ilegal

MPF recomenda ação ininterrupta do Ibama no Amazonas para combate ao garimpo ilegal

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do 2° Ofício da Amazônia Ocidental, recomendou à superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas que mantenha o quadro de agentes ambientais em número suficiente para atender às demandas de fiscalização, combate e repressão à prática de garimpo e mineração ilegais no estado.

A recomendação se baseia em inquérito civil que identificou prejuízos significativos às operações de repressão aos crimes ambientais durante as greves de servidores, com impactos diretos sobre a proteção do meio ambiente, o combate ao crime organizado e a preservação do patrimônio público.

O documento reforça a necessidade de um plano estratégico que permita a atuação ininterrupta do Ibama em operações conjuntas com a Polícia Federal e outros órgãos, assegurando a eficiência na prevenção de danos ambientais graves, como os decorrentes da mineração ilegal em terras indígenas e áreas protegidas.

Em caso de nova paralisação das atividades dos servidores, independente do motivo ou intervalo de tempo, o Ibama precisa disponibilizar um contingente mínimo de agentes para atuar na fiscalização e no combate do garimpo ilegal para registrar autos de infração.

A recomendação foi assinada pelo procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha, titular do 19º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas, em atuação no 2º Ofício da Amazônia Ocidental, que integra ofícios especializados no enfrentamento ao garimpo e à mineração ilegais nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Cancelamento de operações – De acordo com a Seção Regional da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/AM), a greve, sem que seja garantido um quantitativo mínimo de agentes, prejudica tanto o meio ambiente como também as atividades policiais. Em fevereiro de 2024, a Polícia Federal programou uma operação onde foram gastos recursos com aeronaves, explosivos e diárias de policiais vindo de Brasília tanto para operar helicóptero quanto auxiliar os recém-formados explosivistas do Amazonas.

No entanto, o Ibama, às vésperas da operação, informou que não poderia compor equipe pelo fato de estarem em greve, colocando em risco o êxito da operação, com possíveis prejuízos tanto ao meio ambiente como aos cofres públicos da União.

Dessa forma, a recomendação do MPF tem caráter preventivo, com o objetivo de evitar que se repita essa situação de risco ao combate e repressão à prática de garimpo e mineração ilegais no estado.

Prazo – O Ibama tem 30 dias para apresentar resposta escrita sobre o atendimento ou não da recomendação, com a previsão de que omissões poderão motivar medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Inquérito Civil nº 1.32.000.001116/2023-00

Com informações do MPF

Leia mais

MP solicita suspensão de vendas de ingressos do Festival de Parintins 2025

Promotorias requerem que sejam colocados à venda ingressos por dia e não em pacote para as três noites, considerados como venda casada. O MP...

DPE-AM realiza mutirão de serviços jurídicos gratuitos em Itacoatiara até quinta-feira (12)

Ação da Defensoria Itinerante iniciou na segunda-feira (9), oferecendo atendimentos nas áreas do Direito de Família e Registros Públicos A Defensoria Pública do Estado do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Mulheres poderão se alistar nas Forças Armadas a partir de janeiro

A partir do dia 1º de janeiro, as mulheres também poderão se alistar nas Forças Armadas. Ao contrário do...

Indiciado no inquérito do golpe esteve em voo de Gilmar Mendes, diz PF

A Polícia Federal (PF) descobriu que um dos indiciados no inquérito do golpe compartilhou uma foto do ministro Gilmar...

PF indicia mais três investigados no inquérito do golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quarta-feira (11) mais três investigados no inquérito que apura a formatação de um...

MP solicita suspensão de vendas de ingressos do Festival de Parintins 2025

Promotorias requerem que sejam colocados à venda ingressos por dia e não em pacote para as três noites, considerados...