MPAM recebe a visita de estudantes de direito da UEA

MPAM recebe a visita de estudantes de direito da UEA

Passagem de acadêmicos pelo órgão, na manhã desta sexta (05), integra o projeto “MP nas universidades”

Pelo projeto “MP nas Universidades”, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), recebeu a visita institucional de 34 acadêmicos do curso de direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A ida dos alunos aos setores do MPAM aconteceu na última sexta-feira (05/07).

Coordenador do Ceaf, o promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues reforça que a iniciativa tem como objetivo aproximar a instituição das universidades públicas e privadas para levar conhecimento das atribuições e estrutura do Ministério Público.

“A integração entre as universidades e o Ministério Público é fundamental. Essa colaboração permite que os estudantes compreendam nosso trabalho e entendam as responsabilidades atribuídas aos membros e promotorias, além de conhecerem os canais de denúncia disponíveis. Esse diálogo fortalece o estado democrático de direito e inspira os estudantes a considerarem a possibilidade de serem parte da nossa instituição no futuro”, afirmou o promotor João Gaspar.

Durante a visita os estudantes acompanharam palestras dos três novos promotores de Justiça, Ney Costa Alcântara de Oliveira Filho (comarca de Guajará), Ana Carolina Arruda Vasconcelos (Nhamundá) e Jéssica Vitoriano Gomes (Novo Aripuanã), que discursaram sobre a importância das atividades extracurriculares como estágios para a iniciação profissional.

Os alunos conheceram o Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime-Organizado (Caocrimo/Gaeco), onde foram recepcionados pelo promotor de Justiça Igor Starling Peixoto. Aos acadêmicos, o promotor falou sobre combate à corrupção, auxílio às promotorias criminais e aos órgãos externos de controle, realização de júris e atuação conjunta com outros ramos do Ministério Público brasileiro via Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

Os estudantes passaram ainda pela 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística, onde puderam acompanhar a rotina do promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães e aprender como se recebe uma denúncia, as etapas necessárias para a instauração de um procedimento administrativo por parte do MPAM antes de realizar uma recomendação e a doutrina do Ministério Público resolutivo.

“É com muita satisfação que recebemos os estudantes de direito. Isso faz a gente relembrar, porque eu também fui acadêmico e estagiário aqui do MP e essa oportunidade me abriu um horizonte muito grande. Eu comecei a sonhar em ser promotor de Justiça naquele momento, então eu tenho uma satisfação muito grande em conversar com essa juventude e mostrar para eles a importância da instituição do Ministério Público. Essa troca é espetacular”, finalizou o promotor de Justiça Paulo Stélio Sabbá Guimarães.

Com informações do MPAM

Leia mais

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante de decisões judiciais favoráveis A Defensoria...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM), estão sendo realizadas hoje (24/11)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante...

TJ-PB mantém condenação por homicídio qualificado

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto pela defesa de José...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM),...

Rio tem esquema especial de serviços para Parada Do Orgulho LGBTI+O

A prefeitura do Rio preparou um plano operacional para a 29ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2024, neste domingo...