MPAM instaura inquérito para apurar maus-tratos a idosos na Casa de Sara, em Iranduba

MPAM instaura inquérito para apurar maus-tratos a idosos na Casa de Sara, em Iranduba

A 1ª Promotoria de Justiça de Iranduba, representando o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), instaurou inquérito civil para apurar denúncias de maus-tratos a idosos na Casa de Sara, único abrigo de longa permanência para idosos no município. O procedimento é de autoria do promotor de Justiça Gérson de Castro Coelho.

De acordo com uma denúncia anônima, os idosos estariam sofrendo com má alimentação, exposição excessiva ao sol em horários inadequados e falta de ventilação na área externa. Além disso, os relatos indicam que os idosos estariam consumindo alimentos prejudiciais à saúde.

“O Ministério Público sempre trabalhou em parceria com a Casa de Sara, que desempenha um papel essencial em Iranduba. Contudo, diante de qualquer indício de irregularidade, é nosso dever investigar rigorosamente para garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos”, declarou o promotor Gérson Coelho.

Como primeiras ações, o MP determinou a autuação da denúncia, a designação de servidores para secretariar o caso e a publicação da portaria no Diário Oficial do Ministério Público (Dompe). Nos próximos dias, será realizada uma inspeção in loco na instituição para verificar a veracidade das informações.

Paralelamente, a promotoria conduz outro procedimento que visa viabilizar a criação de um abrigo municipal de idosos em Iranduba. Segundo o promotor, essa iniciativa busca ampliar a rede de proteção à população vulnerável.

“Nosso compromisso é garantir que os direitos dos idosos sejam respeitados e que as instituições atendam aos padrões de cuidado e proteção. A prioridade é assegurar a dignidade e os direitos humanos de todos os acolhidos”, afirmou o promotor.

A Casa de Sara será notificada para prestar informações detalhadas sobre as denúncias e, caso sejam constatadas irregularidades, medidas corretivas poderão ser adotadas.

Fonte: MPAM

Leia mais

Turma Recursal reconhece legitimidade da União e do Banco do Brasil em ação sobre PASEP

O caso analisado constestou os índices de correção monetária e encargos de mora aplicados, pedindo a recomposição do saldo existente em conta vinculada ao...

Aluno eliminado no ENADE por alarme de celular terá direito à colação de grau, fixa Juiz do Amazonas

Juiz afirma que ausência de previsão legal torna ilícita a exigência de regularidade no exame como condição para colaçãoA 5ª Vara Cível e de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF valida limites para dedução de despesas com educação na declaração de IR

Por unanimidade de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou válido o limite para dedução de gastos...

STF vai decidir se lei que extinguiu “saidinha” se aplica a presos que já cumpriam pena

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se os presos que cumpriam pena antes da lei que acabou com...

STJ manda demolir banheiro de 4m² construído em área de proteção ambiental

O fato de uma área de proteção ambiental ter sido há muito tempo modificada pela ação do homem não...

Justiça condena município por negligência em atendimento

A 4ª Vara Cível da comarca de Patos de Minas condenou o município sede a indenizar por danos morais...