MPAM discute medidas para combater os incêndios e minimizar os impactos da seca

MPAM discute medidas para combater os incêndios e minimizar os impactos da seca

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) tem acompanhado de perto os danos causados pelas queimadas e pela seca. A biodiversidade está severamente afetada em todo o Estado do Amazonas, devido a esses eventos, o que reforça a necessidade de ações efetivas.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), no âmbito das atribuições do MPAM, já foram instauradas medidas para combater as queimadas e minimizar os impactos da seca. Além de monitorar as agências fiscalizatórias, o Órgão propõe ações penais e civis públicas contra os responsáveis pelos crimes ambientais.

“Estamos acompanhando a atuação do Governo Estadual frente ao enfrentamento das queimadas e da seca através de ações de fiscalização e logística. A operação Tamoiotatá, implementada no Sul do Estado, tem como objetivo combater o desmatamento. Além disso, foram decretadas situações de emergência estadual e anunciado auxílio federal aos municípios afetados pela seca”, explicou o PGJ.

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas na Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística (CAO-MAPH-URB), órgão auxiliar responsável pela integração das atividades e distribuição dos processos e procedimentos aos Promotores de Justiça que operam na mesma área, destacou a imprescindibilidade em fortalecer as agências de fiscalização e rever as penalidades aplicadas aos crimes ambientais relacionados ao desmatamento.

Várias cidades do Amazonas, em especial Manaus, sofreram nas últimas semanas em razão da fumaça causada pelas queimadas. O MPAM vem monitorando a qualidade do ar, com o projeto em parceria com a UEA, por meio da plataforma SELVA (www.appselva.com.br), cujos sensores de monitoramento foram adquiridos, em sua maioria, por meio de transações penais realizadas pelo Parquet.

Atualmente, o MPAM, por meio do CAO-MAPHURB, realiza o cruzamento das bases de dados existentes, inclusive dados do monitoramento da qualidade do ar, com alertas de desmatamentos oriundos das plataformas Brasil M.A.I.S. e MapBiomas, os quais são distribuídos às Promotorias de Justiça de todo o Estado para fins de investigação e responsabilização dos infratores.

“O MPAM está acompanhando a atuação dos órgãos públicos envolvidos na prevenção e combate às queimadas. As queimadas e a seca deste ano reforçam a necessidade de ação preventiva para evitar situações semelhantes no futuro. É fundamental fortalecer a estrutura das agências de combate aos crimes ambientais, investir em serviços de inteligência e revisar as penalidades aplicadas, além de criar novas Unidades de Conservação em áreas desprotegidas”, declarou a Coordenadora do CAO-MAP-URB, Procuradora de Justiça, Maria José da Silva Nazaré.

O Chefe do Órgão Ministerial ressaltou que o monitoramento envolve também todo o Ministério Público brasileiro, incluindo a Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

“No último encontro do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), ocorrido na terça-feira, 10/10, o Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, participou com o objetivo de expor as medidas adotadas pelo Governo; “Temos feito contato com os demais órgãos e instituições, inclusive PF. Não obstante, todo o acompanhamento feito pela nossa Coordenadora e pelos colegas que atuam na capital e no interior, já determinei a criação de um Grupo de Trabalho (GT), sob a presidência da Procuradora de Justiça, Maria José, com Membros da capital e, principalmente, do interior do estado,  um integrante do GAECO e a Coordenadora da Área da Saúde, Procuradora de Justiça, Delisa Vieiralves”, explicou.

Pesquisas Climáticas

Pesquisadores destacam que, em 2023, desde o mês de maio, a maior parte do oeste da Amazônia vem registrando chuvas bem abaixo da média. Essa escassez de chuvas na região pode estar associada com fenômenos naturais, como o El Niño, que deve atingir sua máxima intensidade no final do ano (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI), além do aquecimento excepcional do Oceano Atlântico Tropical Norte (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE). O INPE alerta ainda que a Amazônia pode viver a pior seca de sua história, o que potencializa as queimadas criminosas praticadas nessa época do ano.

Com informações do MPAM

Leia mais

Juiz que condena e opta pela prisão sem apontar motivos ofende direito de liberdade do réu

"Se o réu estiver em liberdade durante a instrução do processo penal, mediante medidas cautelares determinadas pelo juízo processante, e não houver indicação por...

TJ-AM atende Defensoria e reconhece dupla punição em fixação de pena por tráfico de drogas

O TJ-AM reconheceu dupla penalidade na dosimetria de pena aplicada em um caso de tráfico de drogas. A sentença inicial havia majorado a pena-base...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

CNJ apresenta avanços do Judiciário no atendimento a pessoas com TEA

Os principais avanços na proteção dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Poder Judiciário foram...

Audiência pública discutirá revisão da norma sobre uso de IA no Judiciário

O Grupo de Trabalho (GT) sobre inteligência artificial (IA) no Poder Judiciário, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicará,...

Mulher com nanismo ganha na justiça direito a aposentadoria por incapacidade permanente

A Justiça Federal condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder aposentadoria por incapacidade permanente a uma...

Herdeiro não é responsável por multa ambiental por infração cuja autoria possa ser do antecessor

A aplicação de multa administrativa por infração ambiental a um herdeiro de terreno transmitido como herança é ilegal se...