Moro diz que julgamento no TRE-PR foi impecável; oposição comemora

Moro diz que julgamento no TRE-PR foi impecável; oposição comemora

O senador Sergio Moro (União-PR) fez um pronunciamento na noite de ontem para registrar a sua absolvição pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em duas ações judiciais. Moro era acusado de abuso de poder econômico durante a campanha de 2022, em que se elegeu para o Senado. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o senador, o julgamento foi “técnico e impecável”. Ele afirmou ter a “consciência tranquila” em relação a sua campanha eleitoral e disse que as acusações eram fruto de “oportunismo misturado com retaliação”.

— O tribunal representa um farol para a independência da magistratura frente ao poder político. Juízes, desde que independentes e sujeitos à lei, são a garantia da liberdade. O TRE preservou a soberania popular e honrou os votos de quase 2 milhões de paranaenses.

O julgamento terminou à noite, com placar de 5 votos a 2, mas o resultado pela absolvição já era conhecido desde o fim da tarde. Durante a sessão deliberativa, senadores se pronunciaram comemorando a decisão. Marcio Bittar (União-AC) classificou o julgamento como um “sopro de esperança”.

— Parabéns ao TRE do Paraná, que dá uma demonstração de lisura. [Moro] liderou o combate a uma das maiores organizações criminosas que este país já viu, e nada vai apagar o que ele fez de bem para o Brasil. Fica aqui o registro da minha alegria.

Eduardo Girão (Novo-CE) afirmou esperar que o julgamento traga “bom senso” ao país, e exaltou a atuação de Moro como senador.

— Independentemente de a gente gostar ou não da corrente política dele, do trabalho que ele fez como juiz, é um senador eleito, extremamente atuante. Eu acho que esta Casa ganha muito com essa decisão.

Carlos Portinho (PL-RJ) e Flávio Arns (PSB-PR) destacaram que a decisão mostra “respeito” com a população do Paraná. Já Cleitinho (Republicanos-MG) observou que a cassação de um senador no ano em que se completa o bicentenário do Senado Federal seria uma “desmoralização”.

Em seu pronunciamento, Moro agradeceu o apoio dos colegas e pediu “pacificação” entre os Poderes da República.

— No Senado, tenho contado com o apoio de meus pares. O julgamento de hoje é também um alento a eles, pois representa a afirmação de que a oposição política tem o direito de existir, o que é condição para a sobrevivência da própria democracia. É tempo de pacificação institucional e de respeito ao Congresso Nacional.

Fonte: Agência Senado

Leia mais

Condomínio obtém anulaçao de dívidas por cobrança súbita da Amazonas Energia

O Juiz Roberto Hermidas de Aragão Filho, da 20ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho, determinou que a Amazonas Energia exclua de seu...

Guarda Compartilhada não dá ao genitor direito de vetar mudança de residência do ex-cônjuge

No caso concreto, um pedido, de natureza cautelar, para alterar o domicílio da criança foi negado, com base na ausência de provas de que...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Idoso ferido em acidente causado por buraco será indenizado

O Judiciário estadual concedeu a um idoso, vítima de acidente de bicicleta por conta de um buraco na rua,...

STF vai decidir se federação sindical pode propor ação coletiva na falta de sindicato local

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se as federações sindicais têm legitimidade para propor ação coletiva quando não...

STF exige regulamentação do poder de polícia da Funai até janeiro de 2025

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, estabeleceu novo prazo para que a União publique...

Dino dá prazo até as 20h para Câmara esclarecer pagamento de emendas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino deu prazo até as 20h desta sexta-feira (27) para a...