Ministro Edson Fachin completa nove anos de atuação no STF

Ministro Edson Fachin completa nove anos de atuação no STF

O ministro Luiz Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), completou nove anos de atuação na Corte no último dia 16 de junho. Nesse período, participou de julgamentos de repercussão nacional e foi relator de ações com foco em direitos de minorias e do meio ambiente.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, o ministro acompanha de perto o cumprimento da decisão do Supremo em 2022 que determinou ao governo do Rio de Janeiro a elaboração de um plano para a redução da letalidade policial.

O ministro também tem atuado com atenção especial aos direitos dos povos indígenas. No último dia 13, Fachin definiu que o STF vai acompanhar e monitorar medidas de proteção a terras indígenas com povos isolados e de recente contato (grupos que mantém contato seletivo com segmentos da sociedade). A determinação foi feita na ADPF 991, e o acompanhamento será feito pelo Núcleo de Processos Estruturais e Complexos (Nupec) do STF. O ministro justificou a medida pela complexidade do processo, que tem como objetivo garantir uma política pública institucional voltada para as condições de sobrevivência desses povos.

Na área dos direitos sociais, Fachin é relator do Recurso Extraordinário (RE) 1446336, que discute o vínculo de trabalho entre motoristas de aplicativos e plataformas. Em sua manifestação pelo reconhecimento da repercussão geral da matéria, o ministro afirmou que o debate é de “magnitude inquestionável” e um dos temas mais “incandescentes” na discussão trabalhista-constitucional.

Vice-Presidência
Como vice-presidente do STF desde setembro do ano passado, o ministro Fachin representou a Corte em diversas ocasiões. Recentemente, esteve em Porto Alegre ao lado dos presidentes da República, do Senado e da Câmara, além de outras autoridades, para avaliar a tragédia climática, ambiental e humana que atingiu o Rio Grande do Sul.

“Para atender as necessidades urgentes das milhares de pessoas afetadas e discutir as melhores possibilidades para a reconstrução do estado, é importante que os entes federados estejam unidos e atuem em cooperação”, disse o ministro, em maio.

Em fevereiro, Fachin representou o STF na sessão solene de Abertura do Ano Legislativo. Em seu discurso, pregou a importância da separação e da harmonia entre os Poderes. “Nos momentos mais sombrios desse país, os membros desta Casa sempre estiveram à altura de seu desafio histórico. À luz de sua memória, Vossas Excelências continuarão a edificar o equilíbrio possível para os problemas de hoje”, disse.

Fachin assumirá no próximo semestre a Presidência da Segunda Turma, por um período de um ano. Ao ser eleito pelos colegas, ele agradeceu e disse esperar estar à altura da tarefa.

Leia mais

Desistência de candidato em concurso público garante direito de nomeação a classificado inferior

Não se tratando de surgimento de novas vagas ou vacância de cargo, mas de vagas que já existiam quando da publicação do edital e...

STJ mantém decisão que exclui Detran e Estado do Amazonas de ação sobre transferência de veículo

Somente mediante lei estadual/distrital específica poderá ser atribuída ao alienante responsabilidade solidária pelo pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

OAB denunciará desembargador que negou prioridade a advogada gestante

A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS) anunciou que vai entrar nesta...

Luta LGBTQIA+ deve ir além da internet, diz líder da Parada de SP

Na semana em que é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, a reportagem da Agência Brasil fez uma entrevista exclusiva com...

Filho que matou o pai com tiro de pistola é condenado a 24 anos de reclusão

O réu José Marcos dos Santos da Silva, também conhecido como Marquinhos, foi condenado a uma pena de 23...

TJ-PB mantém condenação de homem acusado de chutar carro alheio

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a condenação de um homem, acusado de chutar veículo...