Nesta quinta-feira (28), o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória aos ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal acusados de omissão durante os eventos ocorridos em 8 de janeiro. Os beneficiados são os coronéis Klepter Rosa Gonçalves, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues.
Como condição para a liberdade, os três terão que usar tornozeleira eletrônica e entregar o passaporte, além de estarem proibidos de utilizar redes sociais e não poderem se comunicar entre si.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a investigação revelou uma “profunda contaminação ideológica” entre os oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)”
A PGR também afirmou que membros do comando da PM demonstraram adesão a “teorias conspiratórias sobre fraudes eleitorais e golpes”. Além disso, as prisões haviam sido motivadas pelo conhecimento prévio, por parte da cúpula da PM, de informações de inteligência sobre possíveis ataques a prédios públicos antes do incidente ocorrido em 8 de janeiro.