O Ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional da Justiça, determinou hoje, quinta feira, que os juízes da infância e da juventude verifiquem sobre a participação de crianças e adolescentes em atos bolsonaristas que pedem a intervenção do Exército frente a quartéis, com vista a impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Os magistrados deverão proceder a uma verificação sobre a situação de salubridade, higiene e alimentação dos menores de idade, além de identificar se há possíveis ameaças aos seus direitos, como a frequência escolar, ao lazer a moradia, de não serem submetidos a qualquer forma de negligência, exploração ou tratamento degradante.
O Corregedor chamou a atenção de que ‘para além dos possíveis crimes que possam ser praticados pelos supostos manifestantes, chama a atenção a presença de crianças e adolescentes nesses movimentos”. O magistrado determinou, também, que a Polícia Federal tome depoimentos das pessoas e dos representantes de pessoas e empresas envolvidas.