O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, recebeu, na quarta-feira (28), a visita da ministra de Negócios Estrangeiros e de Culto do Haiti, Dominique Dupuy. Ela também exerce a função de ministra dos Haitianos Residentes no Exterior.
Durante o encontro, as autoridades conversaram sobre a situação atual no Haiti, tendo como contexto os esforços de estabilização e de desenvolvimento no país caribenho.
Em atendimento a pedido da chanceler haitiana, o ministro Ricardo Lewandowski renovou a disposição do governo brasileiro em contribuir para a prevalência da paz e para o avanço da democracia no Haiti. Ele sugeriu o treinamento de membros da Polícia Nacional Haitiana (PNH) pela Polícia Federal brasileira, com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A ministra Dominique agradeceu pelo programa de acolhida humanitária de haitianos no Brasil e expressou a gratidão do país pelo esforço realizado pelo governo e pela sociedade civil brasileira no recebimento de famílias estrangeiras em situação vulnerável.
O ministro Lewandowski também reiterou o compromisso do governo brasileiro com a proteção dos direitos humanos de refugiados. Estima-se que, atualmente, cerca de 160 mil haitianos vivam no Brasil.
Por fim, os ministros reafirmaram a importância de combater o crime organizado e de promover a segurança pública com vistas ao restabelecimento da normalidade democrática e à promoção do desenvolvimento econômico e social no Haiti.