O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão do Ministério da Defesa (MD), lançou um aplicativo para dispositivos móveis, a partir do Sistema Integrado de Monitoramento Hidrometeorológico (SipamHidro), que permite que a população saiba, com antecedência, as condições meteorológicas e hidrológicas dos níveis dos rios da região Amazônica. O anúncio ocorreu durante o seminário “Pré-Cheia: Análise e Prognóstico Hidrometeorológico 2025”, neste mês, em Belém (PA).
O aplicativo disponibilizará os dados do SipamHidro, ou seja, informações sobre riscos, vulnerabilidades e previsões ambientais, quase que em tempo real, como inundações, alagamentos, tempestades severas, estiagem e outros acontecimentos hidrometeorológicos na região amazônica. As informações permitem análise das condições atuais, e fazer previsões futuras do nível dos rios.
A iniciativa pode auxiliar os órgãos competentes, como a Defesa Civil, a se planejarem para os períodos de inundações e secas. O trabalho possibilita aos Governos Federal, Estadual e Municipal a adoção de medidas necessárias para alertar e proteger a população. Com o acesso ao Sistema por meio dos dispositivos móveis, esses dados passam a estar mais acessíveis à população.
O evento Pré-Cheia ocorre uma vez ao ano e tem como objetivo apresentar a previsão do cenário climático na região Norte e discutir as condições hidrológica da Amazônia, a gestão e a redução de risco de desastres naturais do ano seguinte.