Justiça do Trabalho intensifica iniciativa para redução do consumo de copos descartáveis

Justiça do Trabalho intensifica iniciativa para redução do consumo de copos descartáveis

Promover uma cultura de sustentabilidade e de preservação dos recursos naturais faz parte das práticas da política de responsabilidade socioambiental da Justiça do Trabalho da 14ª Região, que abrange os estados de Rondônia e Acre. Com o slogan:  “Beba mais água! adote um copo ou garrafinha, sua saúde e o meio ambiente agradecem”,  a iniciativa promovida por meio do Subcomitê do Plano de Logística Sustentável do TRT-14, busca conscientizar para a importância da redução do consumo de copos descartáveis, e também estimular o aumento do consumo de água, tão importante para a saúde de todos.

Pode parecer pouco, mas essa simples mudança de hábito, de trocar o descartável por um utensílio próprio, como copos reutilizáveis ou garrafinhas,  pode garantir grandes benefícios, ao longo do tempo, como a redução da geração de lixo e consequentemente a preservação dos ecossistemas.

A boa prática traz ainda benefícios para a saúde de magistrados(as), servidores(as),  evitando possíveis doenças, causadas pelo contato com substância tóxica (estireno) presente nos copos descartáveis, e liberada quando em contato com bebidas quentes, como o café ou chá, por exemplo. Além desses benefícios, há ainda a redução de gastos públicos.

Economicidade

Levando em consideração que o tribunal possui mais de 700 servidores em seu quadro funcional, e que uma embalagem com 100 copos descartáveis custa em média R$4,65, se cada servidor utilizar um 1 copo descartável por dia trabalhado, serão mais de 180 mil copos utilizados e descartados em 260 dias. Um gasto anual de cerca de R$8 mil reais.

O presidente do TRT-14, o desembargador Osmar J. Barneze, destaca que muitos colaboradores do regional já fazem a sua parte. “Isso representa respeito com o dinheiro público, sem contar que a adoção de práticas sustentáveis como essa, ajudam a promover um mundo mais saudável e sustentável para todos”, enfatiza.

A Justiça do Trabalho convida todos a abraçarem a iniciativa e aderir ao uso de copos, canecas ou garrafinhas reutilizáveis na sua rotina de trabalho. O meio ambiente e a sua saúde agradecem.

Com informações do TRT-14

Leia mais

Festival de Parintins é reconhecido patrimônio cultural

O Festival Folclórico de Parintins e o Arraial da Pavulagem, realizados nos estados do Amazonas e Pará, foram reconhecidos como manifestações da cultura nacional....

Justiça proíbe candidato de atrelar nome a campanha de emissão de documentos em comunidade indígena

Candidato à reeleição em Tabatinga, o vereador Paulo Bardales (PL) está proibido de atrelar nome a uma ação social para emissão de certidões de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Juiz maranhense é punido por falta de transparência e imprudência na gestão de processos

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgou parcialmente procedente o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 0002232-77.2021.2.00.0000 e aplicou...

STF alerta para golpes com falsa cobrança de multas

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou nesta quinta-feira (5) um alerta para prevenção de golpes virtuais que utilizam falsas...

MP do Rio denunciou 58 policiais no primeiro semestre de 2024

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou 58 policiais civis e militares, ativos e inativos,...

STF pode retomar julgamento de recursos sobre revisão da vida toda

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar nas próximas semanas o julgamento de dois recursos contra a decisão da...