Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

A Justiça do Amazonas deferiu, pela primeira vez, a pedido da Defensoria Pública do Amazonas, uma ação de tratamento e recuperação de um assistido superendividado. A decisão considerou que as dívidas oriundas de empréstimos comprometiam aproximadamente 55% da renda mensal do assistido, deixando menos da metade de sua renda disponível para subsistência.

O defensor Christiano Pinheiro, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), destacou que a decisão é uma referência, pois o juiz reconheceu a necessidade de um tratamento global das dívidas. A sentença homologou um plano de pagamento que limita os descontos a 30% dos vencimentos líquidos do consumidor endividado.

“Com essa decisão, será separado um valor para que o assistido possa prover suas necessidades básicas. Dessa forma, 70% da renda ficará disponível para sua subsistência, enquanto apenas 30% será comprometida com o pagamento das dívidas. O juiz reconheceu a situação de superendividamento e homologou um plano de pagamento em que cada credor receberá um pouco menos do que recebia anteriormente”, explicou Pinheiro.

Segundo o defensor, as ações de tratamento e recuperação do superendividado e as decisões começaram a ser emitidas conforme determina a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021). A lei prevê a formulação de um plano de pagamento em que todos os credores recebem um pouco menos do que o habitual, garantindo a preservação do mínimo existencial do cidadão/consumidor.

“A Lei do Superendividamento trata essas dívidas de forma global, similar a um processo de falência ou recuperação judicial de uma empresa, onde toda a dívida é apurada. Após isso, os credores são chamados para se manifestar e uma proposta de pagamento é apresentada para preservar a saúde financeira da empresa. Com a criação dessa lei para pessoas físicas, começamos a ajuizar ações”, acrescentou Pinheiro.

Atendimento Nudecon

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) funciona na unidade de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) localizada no Shopping Grande Circular, na Zona Leste de Manaus. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Interessados podem agendar atendimento pelo Disk 129.

*Informações DPE/AM

Leia mais

Justiça suspende concurso público em Manacapuru

Com 2.621 vagas, certame apresenta falhas em editais, cotas, vedação de recursos e inconsistências em classificações de candidatos O Ministério Público do Amazonas (MPAM) obteve...

TCE/AM alerta vários municípios sobre omissão em cumprir Lei Fiscal

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abriu o ano de 2025 com a emissão de Alertas Fiscais a diversos municípios do...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Lei que institui programa de renegociação de dívidas dos estados é sancionada

O presidente Lula sancionou, com vetos, a Lei 212/25, que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos...

Justiça suspende concurso público em Manacapuru

Com 2.621 vagas, certame apresenta falhas em editais, cotas, vedação de recursos e inconsistências em classificações de candidatos O Ministério...

Construtora e terceirizada são condenadas por danos coletivos após morte de montador

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Pré-Moldados São Cristóvão Ltda. e a Sudopav Construtora Ltda.,...

TCE/AM alerta vários municípios sobre omissão em cumprir Lei Fiscal

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) abriu o ano de 2025 com a emissão de Alertas...