Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

A Justiça do Amazonas deferiu, pela primeira vez, a pedido da Defensoria Pública do Amazonas, uma ação de tratamento e recuperação de um assistido superendividado. A decisão considerou que as dívidas oriundas de empréstimos comprometiam aproximadamente 55% da renda mensal do assistido, deixando menos da metade de sua renda disponível para subsistência.

O defensor Christiano Pinheiro, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), destacou que a decisão é uma referência, pois o juiz reconheceu a necessidade de um tratamento global das dívidas. A sentença homologou um plano de pagamento que limita os descontos a 30% dos vencimentos líquidos do consumidor endividado.

“Com essa decisão, será separado um valor para que o assistido possa prover suas necessidades básicas. Dessa forma, 70% da renda ficará disponível para sua subsistência, enquanto apenas 30% será comprometida com o pagamento das dívidas. O juiz reconheceu a situação de superendividamento e homologou um plano de pagamento em que cada credor receberá um pouco menos do que recebia anteriormente”, explicou Pinheiro.

Segundo o defensor, as ações de tratamento e recuperação do superendividado e as decisões começaram a ser emitidas conforme determina a Lei do Superendividamento (Lei 14.181/2021). A lei prevê a formulação de um plano de pagamento em que todos os credores recebem um pouco menos do que o habitual, garantindo a preservação do mínimo existencial do cidadão/consumidor.

“A Lei do Superendividamento trata essas dívidas de forma global, similar a um processo de falência ou recuperação judicial de uma empresa, onde toda a dívida é apurada. Após isso, os credores são chamados para se manifestar e uma proposta de pagamento é apresentada para preservar a saúde financeira da empresa. Com a criação dessa lei para pessoas físicas, começamos a ajuizar ações”, acrescentou Pinheiro.

Atendimento Nudecon

O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) funciona na unidade de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) localizada no Shopping Grande Circular, na Zona Leste de Manaus. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Interessados podem agendar atendimento pelo Disk 129.

*Informações DPE/AM

Leia mais

Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

A Justiça do Amazonas deferiu, pela primeira vez, a pedido da Defensoria Pública do Amazonas, uma ação de tratamento e recuperação de um assistido...

Homem é condenado pela morte do próprio cunhado em Maués/AM

Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da 1.ª Vara da Comarca de Maués  e concluído na madrugada da última sexta-feira (02/08), o réu...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Projeto de lei prevê redução na conta de luz para usuários de baixa renda

Um projeto de lei em análise no Senado prevê que os consumidores de baixa renda poderão ficar isentos do pagamento...

Justiça do Amazonas determina tratamento e recuperação de superendividado assistido pela DPE

A Justiça do Amazonas deferiu, pela primeira vez, a pedido da Defensoria Pública do Amazonas, uma ação de tratamento...

Homem é condenado pela morte do próprio cunhado em Maués/AM

Em julgamento realizado pelo Tribunal do Júri da 1.ª Vara da Comarca de Maués  e concluído na madrugada da...

Justiça Itinerante oferece serviços no bairro Santo Antônio durante o mês de agosto

O Núcleo de Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas iniciou nesta segunda-feira (05/08) mais uma ação de...