Itamaraty altera documentos e formulários para contemplar população LGBTQIA+

Itamaraty altera documentos e formulários para contemplar população LGBTQIA+

Após atuação do Ministério Público Federal (MPF), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) promoveu alterações em formulários e cadastros oficiais a fim de contemplar a pluralidade familiar da população LGBTQIA+. A medida atende a orientação feita pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão no Acre, Lucas Costa Almeida Dias, no âmbito de inquérito civil instaurado para apurar a adequação dos registros de filiação por famílias homoafetivas e transafetivas em documentos, sistemas de informações e bancos de dados geridos por órgãos do poder público.

Em ofício ao MPF, o Itamaraty informou ter realizado atualizações em formulários como o de requerimento do passaporte brasileiro no exterior, que terá os campos “pai” e “mãe” substituídos por “filiação”, da forma que já é adotada pela Polícia Federal no Brasil. Para os registros civis de nascimento, casamento e óbito, a mudança será idêntica à dos passaportes e deve acontecer no terceiro trimestre de 2024.

Segundo o MRE, também foram realizadas alterações em formulários internos, como o cadastro inicial de servidor público e de estagiário, além de documentos como pedido de repatriação, emissão de passaporte para menor e autorização de viagem de menor brasileiro para o exterior.

A pasta ressaltou ainda que, nos casos em que o sistema não pôde ser alterado de forma imediata ou que a alteração dependa de outro órgão, o formulário físico, a ser preenchido pelo público, pode ser adequado de forma autônoma para contemplar o cadastro das famílias homo e transafetivas, “como parte dos esforços empreendidos para melhor atender à comunidade LGBTQIA+”.

Em outubro de 2023, o MPF pediu a adequação dessas documentações pelo poder público, uma vez que há reconhecimento expresso do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao direito de igualdade sem discriminações às famílias de união homoafetiva. Na ocasião, o procurador Lucas Dias afirmou que os obstáculos enfrentados por essas famílias no cadastramento e recadastramento de seus descendentes em formulários públicos mostra “um quadro de múltiplas violações aos direitos fundamentais”.

Com informações do MPF

Leia mais

Incêndio na OAB em Brasília não prejudicará aplicação da prova da OAB neste domingo (28)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) confirmou que a prova objetiva do 41º Exame de Ordem Unificado, marcada para este...

Justiça determina devolução de multa indevida e indenização por danos morais em ação contra a Vivo

Decisão proferida pela Juíza Luciana Eire Nasser, do 17º Juizado Cível, aceitou uma reclamação de um consumidor contra a Operadora Vivo. O cliente contestou...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Incêndio na OAB em Brasília não prejudicará aplicação da prova da OAB neste domingo (28)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) confirmou que a prova objetiva do 41º Exame de...

Feminicídio: marido se torna réu por assassinato de médica

A Justiça aceitou a denúncia oferecida pela Promotoria de Justiça do Tribunal do Júri de Brasília contra André Reis...

Caso Mariana: ação no STF apoiada por BHP gera troca de acusações

A mineradora anglo-australiana BHP Billiton, uma das acionistas da Samarco, assinou um acordo no Reino Unido se comprometendo a não...

Justiça autoriza reintegração de posse exercida por comportamento hostil

O Juízo da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco autorizou, liminarmente, a reintegração de posse de um...