Investigação da queda de avião da Voepass pode trabalhar com a estolação da aeronave

Investigação da queda de avião da Voepass pode trabalhar com a estolação da aeronave

A queda de um avião da Voepass em Vinhedo, interior de São Paulo, deixou 62 mortos, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes, no maior acidente aéreo no Brasil desde 2007. Uma das hipóteses a serem trabalhadas no processo que apura as causas do acidente se encontram as condições climáticas. 

As condições climáticas, especialmente a formação de gelo nas asas, são apontadas como a principal hipótese para a tragédia, face a estolação. O estol acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar, face ao enfrentamento de camadas de gelo.

Imagens mostram a aeronave em “parafuso chato”, indicando perda de sustentação, ou “estol”. Especialistas afirmam que o ATR-72, modelo da aeronave, voa em uma altitude propensa à formação de gelo, entre 14 mil e 24 mil pés, o que pode ter causado o acúmulo de gelo nas asas, levando à perda de controle.

 Segundo o Instituto Brasileiro de Segurança na Aviação, a perda de sustentação em tais condições é difícil de reverter. A investigação deverá confirmar a causa exata do acidente.

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