Um homem de 53 anos de idade, acusado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi condenado pelo Tribunal do Júri por tentativa de homicídio simples ocorrida no dia 2 de outubro de 2012 em São José do Ouro, no Norte do Estado. O criminoso recebeu uma pena de oito anos de prisão com cumprimento inicial em regime fechado, mas foi concedido a ele o direito de recorrer em liberdade. O MPRS estuda a possibilidade de recorrer para aumentar a pena.
O réu, poucos dias antes das eleições municipais, há 12 anos, atirou contra outro homem em via pública por divergência política. A vítima foi ferida em um dos braços e só não morreu devido ao erro de pontaria do atirador, além do fato de que terceiros impediram a continuidade do ato. A denúncia do MPRS foi oferecida à Justiça em maio de 2014 e, em 2021, houve a pronúncia para que o acusado fosse julgado pelo Tribunal do Júri.
O julgamento ocorreu na comarca de São José do Ouro no dia 26 de agosto. O promotor de Justiça Miguel Germano Podanosche, em caráter excepcional, atuou em plenário. “O caso se refere a um incidente de violência política nas eleições de 2012 que, coincidentemente, teve data de julgamento designada para o período eleitoral do corrente ano. O resultado condenatório demonstra um avanço civilizacional, a revelar que a sociedade não aceita velhas práticas tão nocivas à democracia. As divergências entre grupos políticos distintos devem ser resolvidas no plano das ideias”, ressaltou o promotor.
Com informações do MPRS