Homem acusado de matar a esposa a facadas em Manaus é condenado a 18 anos de prisão

Homem acusado de matar a esposa a facadas em Manaus é condenado a 18 anos de prisão

A 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus condenou a 18 anos de prisão, em regime fechado, Bruno Henrique da Silva, acusado de matar a esposa, Thainara Barbosa da Silva, crime ocorrido em 1.º de abril de 2019.

O julgamento da Ação Penal n.º 0615249-87.2019.8.04.0001 ocorreu nesta quarta-feira (25/08), no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum Ministro Henoch Reis. Em razão das medidas de prevenção da covid-19 e em observância às regras da fase 2 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais do TJAM, participaram da sessão apenas as pessoas diretamente envolvidas no ato processual (magistrado, representantes da acusação e da defesa, o réu, testemunhas, servidores do Júri, jurados, entre outros).

Bruno Henrique está preso desde o dia 2 de abril de 2019 e o período de dois anos e quatro meses de reclusão será abatido na pena.

A sessão de julgamento começou às 9h30 e foi presidida pelo juiz de Direito Rosberg de Souza Crozara. O promotor de justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), André Epifânio Martins, trabalhou na acusação. Bruno Henrique da Silva teve em sua defesa os advogados Eguinaldo Gonçalves de Moura e Camila Alencar.

O depoimento das três testemunhas arroladas pelo Ministério Público encerrou às 10h40, quando teve início o interrogatório do réu, que terminou às 11h35.

Os debates entre acusação e defesa iniciaram às 11h50 com o promotor André Epifânio expondo os motivos pelos quais o Ministério Público denunciou o réu e pedia a sua condenação pelo crime de homicídio qualificado, capitulado no art. 121, parágrafo 2.º, inciso VI (feminicídio), combinado com o parágrafo 2.º- A, inciso I, do Código Penal Brasileiro. A defesa sustentou a tese de homicídio simples, pedindo aos jurados a desqualificação do feminicídio, alegando semi-imputabilidade do réu pois, segundo os advogados, Bruno Henrique estaria sob efeito de medicamentos na noite do crime, teses estas que não foram acatadas pelos jurados.

O crime

Bruno Henrique, conforme a denúncia do MPE, assassinou Thaynara Barbosa da Silva a facadas, na madrugada do dia 1.º de abril de 2019. O crime ocorreu dentro da residência do casal, no Conjunto Belvedere, bairro Planalto, zona Centro-Oeste. De acordo com o inquérito policial, Bruno Henrique matou a esposa na frente da filha de três anos de idade. No interrogatório em plenário, nesta quarta-feira, Bruno disse não lembrar dos motivos que o levaram a matar a esposa.

Da sentença ainda cabe apelação.

Fonte: Asscom TJAM

Leia mais

Juíza anula questão discursiva da PMAM e manda computar nota de candidata no Amazonas

Decisão da juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Manaus, reconheceu ilegalidade na cobrança de conteúdo não previsto no edital...

Nova lei do Amazonas já produz efeitos e garante redução de jornada para servidor com dependente especial

Com base na nova redação da norma, fica assegurado a redução de três horas diárias na jornada de trabalho, sem prejuízo da remuneração, para...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Brasil decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

O governo brasileiro decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21). A...

A falácia da paridade dos aposentados: igualdade aparente, desigualdade combatida pela ANAMPA

Por João de Holanda Farias, Advogado, Egresso do Ministério Público do Amazonas Na última reunião da CONAMP, em 9 de...

Juíza anula questão discursiva da PMAM e manda computar nota de candidata no Amazonas

Decisão da juíza Etelvina Lobo Braga, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Manaus, reconheceu ilegalidade na cobrança de...

Nova lei do Amazonas já produz efeitos e garante redução de jornada para servidor com dependente especial

Com base na nova redação da norma, fica assegurado a redução de três horas diárias na jornada de trabalho,...