Herman Benjamin assume presidência do STJ com discurso de inclusão social

Herman Benjamin assume presidência do STJ com discurso de inclusão social

Em cerimônia realizada na última quinta-feira, o ministro Herman Benjamin tomou posse como presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sucedendo a ministra Maria Thereza de Assis Moura. O ministro Luis Felipe Salomão assumiu como vice-presidente, substituindo o ministro Og Fernandes. Ambos comandarão o tribunal e o Conselho da Justiça Federal (CJF) pelos próximos dois anos.

Discurso de Posse

Em seu discurso, Herman Benjamin destacou a importância de um Estado de Direito inclusivo, enfatizando que os mais vulneráveis – pobres, excluídos e oprimidos – são os que mais necessitam da lei. Ele afirmou que um Estado de Direito robusto só será universal quando a fome e a desnutrição forem erradicadas. O ministro sublinhou que a felicidade não pode ser monopólio de poucos e que o STJ tem um papel crucial no roteiro de inclusão social, étnica e ambiental.

Participação de Autoridades

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o procurador-geral da República Paulo Gonet e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Beto Simonetti.

Desafios e Futuro do Judiciário

Herman Benjamin ressaltou a transformação do Brasil nas últimas quatro décadas, passando de um período de restrição às liberdades democráticas para um cenário de novas leis e garantias de direitos, tendo como referência a Constituição de 1988. Ele destacou a missão do STJ de julgar problemas antigos sob uma legislação transformadora, abordando questões sociais, raciais, de gênero, entre outras.

O novo presidente expressou preocupação com a falta de diversidade na cúpula do Judiciário e com a evasão de juízes experientes, enfatizando a necessidade de recrutar e manter os melhores profissionais. Ele também elogiou a eficiência dos servidores do tribunal, essenciais para o funcionamento da instituição.

Despedida da Ministra Maria Thereza

Em seu discurso de despedida, a ministra Maria Thereza de Assis Moura elogiou a trajetória de Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, destacando suas contribuições para a jurisprudência do STJ. Ela mencionou os desafios de gerir um tribunal com mais de cinco mil trabalhadores e que recebeu cerca de 460 mil novos processos em 2023.

Maria Thereza desejou uma gestão profícua e inspiradora aos novos dirigentes, destacando que a estrutura do tribunal está preparada para enfrentar os desafios futuros.

Leia mais

Conselheiro suspende, por irregularidades, vigência de edital de Doutorado da UEA para 2025

Decisão monocrática do Conselheiro Substituto Mário José de Moraes Costa Filho, do TCE/AM, determinou à Fundação Universidade do Estado do Amazonas-UEA, que adote providências...

Possíveis ofensas reflexas à Constituição na sentença penal não motivam Recurso Extraordinário

O recurso extraordinário possui rol taxativo, restando vinculado apenas as alternativas que estiverem autorizadas para seu conhecimento junto à Suprema Corte. Sua finalidade precípua...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Os candidatos do Concurso Unificado da Justiça Eleitoral já podem verificar, por meio de consulta individual, o local de...

Campanha alerta para versão contemporânea do trabalho escravo

Durante este mês da Consciência Negra, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) realiza a campanha De Olho Aberto para...

Conselheiro suspende, por irregularidades, vigência de edital de Doutorado da UEA para 2025

Decisão monocrática do Conselheiro Substituto Mário José de Moraes Costa Filho, do TCE/AM, determinou à Fundação Universidade do Estado...

CNJ abre semana nacional de regularização fundiária na Amazônia

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abre neste sábado (23) a 2ª Semana Nacional da Regularização Fundiária - Solo...