Habeas Corpus não se aplica a casos em que a reiteração delitiva se mostra hostil à ordem pública

Habeas Corpus não se aplica a casos em que a reiteração delitiva se mostra hostil à ordem pública

Conquanto a liberdade seja a regra, diante das particularidades de determinados casos, a substituição da prisão preventiva por medidas cautelares diversas não encontra espaço para que o benefício seja atendido, sequer por meio de habeas corpus. Isso porque a substituição pode não ser adequada ou suficiente para resguardar a ordem pública. Uma dessas hipótese é a reiteração criminosa e o descumprimento de medidas cautelares anteriores.   

Num caso examinado pelo Desembargador Leão Alves, do TRF1, a defesa impetrou habeas corpus argumentando que o paciente foro preso em flagrante delito por haver tentado abrir conta bancária na Caixa Econômica Federal (CEF) usando documento falso. O habeas corpus motivou que a ação, por si, não revelava que em liberdade o paciente se constituiria em perigo a ordem pública, como definido em audiência de custódia. 

Entretanto, prevaleceu o conteúdo das informações da autoridade impetrada, de que em processo anterior houve a concessão de liberdade provisória mediante a condição, dentre outras, de manter endereço atualizado perante o juízo, com descumprimento dessa medida.

Noutro giro, o paciente, durante liberdade provisória vigente em processo anterior, também mediante condições, foi preso em flagrante por tráfico transnacional de drogas. Daí o  juízo, considerou que o custodiado ostentava significativo histórico criminal consistente em reiteradas condutas.

Dentre estas, as folhas de antecedentes demonstraram a prática de furto, furto qualificado e roubo majorado, notadamente uma com trânsito em julgado,com  claro indicativo de que, uma vez em liberdade, ante as reiteradas práticas criminosas, o investigado voltaria a delinquir. 

Ao definir o HC, os Desembargadores fixaram que ‘o descumprimento de medidas protetivas impostas demonstra a inviabilidade da imposição das medidas cautelares dispostas no art. 319 do CPP’. Mostra-se, assim, adequada a prisão cautelar fundada na garantia da ordem pública se demonstrado o risco de reiteração delitiva. 

PROCESSO: 1050087-69.2023.4.01.0000

Leia mais

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010, esteve no epicentro de um...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um estupro contra um menor de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010,...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um...

Danos no carro, sem prova da responsabilidade do locatário, devem ser assumidos pela Locadora

A dúvida quanto à responsabilidade por danos no veículo locado deve ser interpretada em favor do consumidor, sendo vedada...

TSE avalia mudar ordem para partidos que não investem em mulheres na política

O Tribunal Superior Eleitoral avalia mudar de posição nos casos em que os partidos políticos deixaram de investir o...