Guarda Municipal poderá atuar em policiamento preventivo e comunitário, diz Fux

Guarda Municipal poderá atuar em policiamento preventivo e comunitário, diz Fux

Se a Constituição não prevê uma escolha categórica para a forma de atuação das guardas municipais, estabelecendo apenas “balizas norteadoras”, não cabe ao Judiciário definir o tema de forma muito restritiva.

Esse foi o entendimento do Ministro Luiz Fux, do STF, em voto que prevê a possibilidade “de atribuição de policiamento preventivo comunitário às guardas municipais”. Para fux, as guardas municipais devem ser vistas como um importante instrumento federativo à disposição dos municípios no combate à insegurança.

De acordo com o Ministro, a atribuição às guardas municipais do exercício do policiamento preventivo e comunitário é constitucional no Brasil, especialmente quando se trata de proteção de bens, serviços e instalações dos municípios, em conformidade com o estabelecido na Constituição Federal de 1988.

O Ministro defende que o artigo 144 da Constituição prevê que  a segurança pública é dever do Estado e direito de todos, sendo exercida para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Dentro desse contexto, o § 8º deste artigo dispõe que os municípios podem constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações.

Embora a atuação das guardas municipais seja principalmente voltada para a proteção patrimonial do município, Fux define  que, na cooperação com outros órgãos de segurança, as guardas municipais podem exercer o policiamento preventivo e comunitário em casos de condutas potencialmente lesivas que comprometam a segurança e o patrimônio dos entes públicos locais. 

O tema ainda será definido, ainda, nos próximos dias, com o voto dos demais ministros da Suprema Corte. 

Leia mais

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante de decisões judiciais favoráveis A Defensoria...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM), estão sendo realizadas hoje (24/11)...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

DPE-AM instaura procedimento para monitorar oferta de exames PET-SCAN na rede pública de saúde

PC foi aberto após o Núcleo de Defesa da Saúde receber denúncias informando a indisponibilidade do exame, mesmo diante...

TJ-PB mantém condenação por homicídio qualificado

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, por unanimidade, negar provimento ao recurso interposto pela defesa de José...

Provas do concurso público da CMM para cargo de Procurador estão sendo realizadas hoje

As provas para o cargo de Procurador de 3ª Classe, do concurso público da Câmara Municipal de Manaus (CMM),...

Rio tem esquema especial de serviços para Parada Do Orgulho LGBTI+O

A prefeitura do Rio preparou um plano operacional para a 29ª Parada Do Orgulho LGBTI+ Rio 2024, neste domingo...