TRF-1: Busca do lucro fácil não deve ser usado para agravar a pena base em tráfico de drogas no AM

TRF-1: Busca do lucro fácil não deve ser usado para agravar a pena base em tráfico de drogas no AM

Valdemar Landin Lima obteve provimento em recurso de apelação pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que reduziu a pena imposta em primeira instância por tráfico de drogas, redimensionando-a de 8 (oito) para 6 (seis) anos de reclusão pela prática do crime de mercancia de drogas ilícitas. O réu pretendeu a nulidade da sentença condenatória ao fundamento da incompetência do juízo sentenciante, o magistrado federal de Tabatinga, no Amazonas. No caso, em preliminar afastada pelo TRF 1ª Região a incompetência levantada não foi reconhecida, por se concluir que a área em que se deu o flagrante demonstrou a extraterritorialidade do delito, pois, a embarcação que transportava a droga tinha registro de Letícia, na Colômbia e foi apreendida no trajeto da navegação entre tríplice fronteira entre Tabatinga/Letícia, Santa Rosa e a Cidade de Manaus, destino final. A região é conhecida pelo acentuado tráfico de drogas. Foi Relator Erico Rodrigo Freitas Pinheiro, Juiz Federal convocado para o julgamento.

Não reconhecida a nulidade perseguida pelo acusado, o julgamento se ateve ao exame de mérito, negando a absolvição, e adentrando, posteriormente, na apreciação da aplicação da pena privativa de liberdade. A natureza e a quantidade das drogas tiveram peso no julgado, por se cuidar de 156 quilos de cocaína.

Destacou-se, também, que, por ocasião da prisão, houve trocas de tiros com a polícia, no qual os agentes, em concurso de pessoas, incluindo-se o recorrente, se utilizaram de um fuzil, mirando contra os policiais quanto a embarcação dos réus foi interceptada. Concluiu-se que havia um alto grau de reprovação na conduta que importa censura penal.

No entanto, a sentença mereceu reparo no que disse respeito aos motivos do crime, pois a obtenção de lucro fácil constitui circunstância própria do tipo penal do narcotráfico. ‘A busca do lucro fácil é inerente ao tipo penal do narcotráfico, não servindo para autorizar a elevação da pena na primeira etapa da dosimetria penal’, firmou o julgado.

Leia o acórdão:

NÚMERO ÚNICO: 0000105-15.2000.4.01.3200. POLO ATIVO. VALDEMAR LANDIM LIMA (REU PRESO). POLO PASSIVO. JUSTIÇA PÚBLICA. APELAÇÃO CRIMINAL N. 2000.32.00.000107-7/AM. E M E N T A. PENAL. PROCESSUAL PENAL. TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS (ART. 12, CAPUT, C/C ART. 18, INCISO I, DA LEI 6.368/76). PRELIMINAR. INCOMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. AFASTADA. MÉRITO. MATERIALIDADE E AUTORIA. COMPROVAÇÃO. DOSIMETRIA AJUSTADA. APELAÇÃO PARCIALMENTE PROVIDA. Transnacionalidade do tráfico demonstrada pelo local de apreensão, no Rio Solimões, já próximo ao Município de CodajáSAM, dentro do trajeto que é percorrido entre a área da tríplice fronteira (Tabatinga/Letícia/Santa Rosa) e a cidade de Manaus, conhecida rota de transporte de entorpecentes vindos daquela região. Também reforça a extraterritorialidade do delito o fato de a embarcação que transportava a droga ser registrada na Colômbia, mais precisamente em Letícia, de ter passado dias antes pela base Anzol, região de Tabatinga. Merece reparo, entretanto, a sentença no que tange aos motivos do crime, pois a obtenção de lucro fácil constitui circunstância própria do tipo penal do narcotráfico. Precedentes do STF e do STJ: “A busca do lucro fácil é inerente ao tipo penal do narcotráfico, não servindo para autorizar a elevação da pena na primeira etapa da dosimetria (…).” (STJ, HC 103.746/MS, Rel. Min. Jorge Mussi, 5ª Turma, unânime, DJe de 03/08/2009).

Leia mais

STJ: Sem diálogo com a decisão que absolve o réu, recurso não supera crivo de admissão

O Superior Tribunal de Justiça manteve decisão que absolveu um acusado de tráfico de drogas, ao inadmitir recurso extraordinário interposto pelo Ministério Público do...

Estender indenização por falhas da Amazonas Energia à esposa do titular da conta ofende bom senso

A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Amazonas manteve decisão que negou indenização por danos morais a uma consumidora que alegava ter sofrido...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJSC mantém condenação de mulher por ‘stalking’ e divulgação de intimidades nas redes

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) confirmou a condenação de uma mulher pelos...

TJ-SP mantém condenação de fotógrafo de casamento por estelionato

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 3ª Vara Criminal...

STJ mantém prisão de dono de Porsche acusado de matar motorista de aplicativo em acidente

Por unanimidade, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a prisão preventiva do empresário Fernando Sastre de Andrade...

TST mantém indenização a eletricista do Metrô-DF por queimaduras graves em acidente de trabalho

A Segunda Turma do TST rejeitou os recursos do Metrô-DF, da Neoenergia e da MPE Engenharia e Serviços contra...