Início Destaque Prazos recursais de PAD no âmbito da Administração Pública do Amazonas devem...

Prazos recursais de PAD no âmbito da Administração Pública do Amazonas devem ser respeitados

Desembargador Hamilton Saraiva. Foto: Raphael Alves

A Lei n° 2.794/2003, regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública  estabelecendo normas gerais tanto para os órgãos centralizados e descentralizados do Estado do Amazonas, com normas aplicáveis aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário locais. Concluído o processo, a administração terá o prazo de 30 (trinta) dias para decidir, decisão da qual o interessado terá o prazo de 10 (dez) dias para interpor recurso, salvo disposição em contrário, cuidando-se de prazo contínuo. Sobre o tema jurídico debateu-se nos autos do processo administrativo nº 0206568-33.2019, do Conselho da Magistratura do Amazonas, com recurso do Cartório do 1º ofício da Comarca de Boa do Acre, dele não se conhecendo o face a sua intempestividade – interposto fora do prazo permitido. Foi relator o Des. José Hamilton Saraiva dos Santos. 

“A tempestividade do presente recurso é regulada pela regra prevista no art. 59 da Lei nº 2.894/2003, a qual dispõe que o recurso, no processo administrativo, será interposto em dez dias. Nesse ínterim, o Recurso inominado deve ser interposto no prazo previsto em lei, sob pena de preclusão temporal’.

“Assim os prazos recursais devem ser irremediavelmente, obedecidos, tendo em vista que são fatais, contínuos e peremptórios, não se interrompendo por sábado, domingo ou feriado, consoante o disposto no art. 69,§ 2º, da Lei nº 2.794/2003, segundo o qual, ‘os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo’, devendo ser prorrogado até o dia útil imediato, se findos em sábado, domingo ou feriado”.

In casu. o Oficial Interino do Cartório Extrajudicial da Comarca de Boca do Acre/Am foi intimado do decisum no dia 22 de maio de 2020 (sexta-feira), iniciando o prazo para a eventual interposição de recurso, no primeiro dia útil seguinte, ou seja, no dia 25 de maio de 2020 (segunda feira). Dessa forma, o prazo recursal terminou em 03 de junho de 2020 (quarta-feira).

Leia o acórdão

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Baixar arquivo