Ministério Público do Estado do Amazonas inspeciona DEHS e vê necessidade de concurso público

Ministério Público do Estado do Amazonas inspeciona DEHS e vê necessidade de concurso público

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 60ª Promotoria Especializada de Controle Externo da Atividade Policial (60ª Proceap), com apoio das Promotorias do Júri, realizou, na manhã desta sexta-feira, 18/06, inspeção ordinária na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). O objetivo da inspeção, de cobrar a prestação do serviço de Segurança Pública de forma mais eficiente e aprimorar a atividade policial, se ampliou após os ataques de criminosos nos dias 06 e 07 de junho.

“O objetivo dessa inspeção na DEHS é buscar o atendimento de uma demanda fundamental, que é a quantidade de atendimentos realizados nas delegacias, a insuficiência de efetivo para a prestação desse serviço, de suma importância, e a integração entre as Promotorias que atuam no Tribunal do Júri, a Proceap e as unidades policiais”, afirmou a Promotora Justiça Christiane Dolzany Araújo, que responde pela 60ª Proceap.

Para a Promotora, os ataques sofridos no início desse mês deixaram claro que há deficiência na prestação de serviço de Segurança Pública por parte do Estado, que chegou a ter um contingente de policiamento insuficiente em alguns municípios atingidos pelos ataques criminosos. A Promotora recomendou à SSP e requereu o acatamento da recomendação para a efetivação do concurso publico das Policias para o atendimento das demandas da sociedade.

O Delegado da Polícia Charles do Nascimento Araújo afirmou que a integração dos órgãos é de suma importância para garantir a segurança da população, com o alinhamento das ações das várisa instituições envolvidas.

“Esse trabalho de integração é bastante importante e, com certeza, ajudará para que a gente consiga procedimentos mais céleres, com mais provas e que cheguem à prestação da Justiça a população”, afirmou o delegado.

O MPAM atua no controle externo da atividade policial, que é realizado através das inspeções ordinárias nas unidades de policiais. Em casos de denúncias de má conduta de policiais, tanto civis quanto militares, o MP também atua como uma forma de controle concentrada, investigando cada caso.

Fonte: MPAM

Leia mais

Direito à informações é prerrogativa da Defensoria Pública do Amazonas

Ter acesso às informações que são requisitadas dos órgãos públicos é prerrogativa constitucional da Defensoria Pública do Amazonas, mormente porque a Instituição atua na...

Para TJAM, havendo grave comprometimento da ordem pública não há espaço para a liberdade

Célio Domingos da Silva teve pedido de habeas corpus negado pela Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis nos autos do processo nº 4004745-35.2021.8.04.0000, mantendo-se...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Diagnóstico unilateral sobre medição de contadores pela Amazonas Energia é vexatório a consumidor

A concessionária de energia elétrica Amazonas Energia não pode...

Homem que ofereceu carona e estuprou adolescente a caminho da escola em Barreirinha-Am é condenado

Nos autos do processo nº0000395-28.2018.8.04.2700, Josinaldo Souza Teixeira recorreu...

Últimas

Pai, madrasta e avó são condenados pelo Conselho de Sentença no TJRO

Terminou em condenação para os três acusados de matar por espancamento e tortura a menina Lauanny Hester Rodrigues, na...

Juiz não está impedido de atuar em processo que tem parte instituição que exerce magistério

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) julgou prejudicado o incidente de impedimento de um...

TRF1: É constitucional a fixação de taxa para expedição de ART pelo conselho profissional

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu pela legitimidade da fixação de valor da...

STJ mantém prisão de PM acusado pela morte de criança de cinco anos durante patrulhamento no RJ

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ribeiro Dantas, em decisão monocrática, manteve a prisão do policial militar...