Família consegue incluir etnia no registro de nascimento durante Mutirão de Registro Civil

Família consegue incluir etnia no registro de nascimento durante Mutirão de Registro Civil

Uma mulher indígena e os seus filhos garantiram a inclusão da etnia a qual pertencem, além de retificar o sobrenome da mãe dela [a avó das crianças], que estava errado na documentação da família. O serviço foi possível pela atuação da DPE-AM durante o mutirão da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se” realizado em 2023.

No ano passado, Eliana da Silva Sampaio, 32, moradora do bairro Parque das Tribos, em Manaus, compareceu ao mutirão e foi atendida pela defensora pública Rosimeire de Oliveira Barbosa, titular da Defensoria Especializada no Atendimento de Registros Públicos.

Natural de Manacapuru, a mulher solicitou a inclusão da etnia “Kokama” em seu nome e do filho mais novo. Ela também solicitou a inclusão da etnia “Mura” no nome dos filhos mais velhos.

A diferença de etnias entre a mãe e os filhos mais velhos se dá porque, no caso deles, o pai é Mura, o que não acontece com o filho mais novo, cujo pai é um não-indígena. Assim, o caçula herdou a etnia da mãe.

“Entramos com ação. No fim, o juiz determinou a inclusão das etnias”, explicou a defensora. Ainda, por meio da DPE-AM, Eliana solicitou a correção no sobrenome materno nos documentos dela e das crianças, o que foi também foi acatado pela Justiça.

Na edição deste ano do “Registre-se”, Eliana Kokama compareceu ao mutirão para pegar, no atendimento do cartório, as vias mais atualizadas dos registros da família.

“Esse caso demonstra a importância do ‘Registre-se’ de 2023 para oportunizar a busca pela retificação e da edição deste ano para que a cidadã pudesse pegar uma via atualizada do documento”, observou a defensora pública.

Com informações da Assessoria de Comunicação da DPE-AM

Leia mais

Defensor anuncia parceria com Fundação Carlos Chagas para próximo concurso de Defensor Público do Amazonas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPEAM), por meio do Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, anunciou nesta terça-feira (21) a assinatura de contrato...

MPAM investiga contratação de escritórios de advocacia pela prefeitura de Manacapuru

Ação investiga abertura de recursos processuais pelo município, que não tem produção petrolífera local Sem produção petrolífera local, o município de Manacapuru está sob investigação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Defensor anuncia parceria com Fundação Carlos Chagas para próximo concurso de Defensor Público do Amazonas

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPEAM), por meio do Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, anunciou nesta terça-feira...

Decisões do STF reforçam combate à intolerância religiosa

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído pela Lei 11.635/2007 e é celebrado no dia 21...

Servidora federal aposentada garante isenção do IRPF após reconhecimento de transtorno neurodegenerativo

A 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) concedeu a segurança requerida por uma servidora aposentada...

Banco é condenado a indenizar cliente que teve carro arrombado no estacionamento

Uma agência bancária foi condenada a indenizar materialmente uma cliente que teve o vidro do carro quebrado e bens...