Estando o réu solto, basta a intimação do advogado constituído para contagem do prazo de recurso

Estando o réu solto, basta a intimação do advogado constituído para contagem do prazo de recurso

Direito Processual Penal -Advogados e partes envolvidas em processos judiciais devem estar atentos aos prazos processuais para garantir a defesa eficaz de seus direitos. Decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás abordou a importância da obediência a prazos  ante a interposição intempestiva de uma apelação criminal .

De acordo com o artigo 392, inciso II, do Código de Processo Penal, quando o réu está solto, basta a intimação do advogado constituído da sentença condenatória.

A intimação pessoal do acusado não é exigida se o advogado já teve ciência da prolação da sentença. Este entendimento foi confirmado em decisões do TJGO, onde se consolidou que a intimação realizada a um dos advogados constituídos é válida, salvo em casos de pedido expresso para que as publicações sejam feitas em nome de determinado patrono ou de todos os procuradores.

No caso examinado pelo TJ, o defensor constituído foi intimado da sentença condenatória no dia 09/05/2024, via Projudi, mas a apelação foi protocolada somente em 20/05/2024. Considerando que a sentença foi proferida em 08/05/2024, o prazo legal de cinco dias para a apelação criminal, conforme disposto no artigo 593, inciso I, do Código de Processo Penal, não foi respeitado. Consequentemente, o recurso foi considerado intempestivo e não foi conhecido pelo tribunal.

Esta decisão ressalta a importância de os advogados monitorarem de perto os prazos processuais, garantindo que os recursos e outras ações sejam protocolados dentro dos períodos estipulados por lei. A perda de prazos pode resultar em graves prejuízos para as partes, como a impossibilidade de recorrer de uma decisão desfavorável.

O Juiz de Direito enfatizou que, diante da extrapolação do prazo estabelecido em lei, o não conhecimento do recurso de apelação era uma medida necessária. A decisão ordenou ainda a certificação do trânsito em julgado da sentença e a expedição da Guia de Execução Penal Definitiva.

 

Leia mais

Amazonas Energia deve assumir responsabilidade pela poda de árvores próximas às redes de tensão

A poda de árvores próximas a fios de alta tensão preocupa os moradores das ruas em todo o município de Manaus, principalmente nas localidades...

Cobranças indevidas garantem restituição em dobro; situação concreta pode eliminar danos morais

A Operadora lançou cobranças indevidas que ela própria admitiu o erro, mas o fato admite a restituição dos valores, inclusive em dobro, mas sem...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Amazonas Energia deve assumir responsabilidade pela poda de árvores próximas às redes de tensão

A poda de árvores próximas a fios de alta tensão preocupa os moradores das ruas em todo o município...

Cobranças indevidas garantem restituição em dobro; situação concreta pode eliminar danos morais

A Operadora lançou cobranças indevidas que ela própria admitiu o erro, mas o fato admite a restituição dos valores,...

Dino fixa que não cabe Reclamação contra decisão que suspendeu execução trabalhista no Amazonas

Deve-se manter o entendimento de que empresas que não participaram da fase de conhecimento de um processo trabalhista não...

Lei que obrigava ar-condicionado nos ônibus do DF é inconstitucional, diz TJDF

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) declarou inconstitucional a lei que obrigava a instalação...