Estando o réu solto, basta a intimação do advogado constituído para contagem do prazo de recurso

Estando o réu solto, basta a intimação do advogado constituído para contagem do prazo de recurso

Direito Processual Penal -Advogados e partes envolvidas em processos judiciais devem estar atentos aos prazos processuais para garantir a defesa eficaz de seus direitos. Decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás abordou a importância da obediência a prazos  ante a interposição intempestiva de uma apelação criminal .

De acordo com o artigo 392, inciso II, do Código de Processo Penal, quando o réu está solto, basta a intimação do advogado constituído da sentença condenatória.

A intimação pessoal do acusado não é exigida se o advogado já teve ciência da prolação da sentença. Este entendimento foi confirmado em decisões do TJGO, onde se consolidou que a intimação realizada a um dos advogados constituídos é válida, salvo em casos de pedido expresso para que as publicações sejam feitas em nome de determinado patrono ou de todos os procuradores.

No caso examinado pelo TJ, o defensor constituído foi intimado da sentença condenatória no dia 09/05/2024, via Projudi, mas a apelação foi protocolada somente em 20/05/2024. Considerando que a sentença foi proferida em 08/05/2024, o prazo legal de cinco dias para a apelação criminal, conforme disposto no artigo 593, inciso I, do Código de Processo Penal, não foi respeitado. Consequentemente, o recurso foi considerado intempestivo e não foi conhecido pelo tribunal.

Esta decisão ressalta a importância de os advogados monitorarem de perto os prazos processuais, garantindo que os recursos e outras ações sejam protocolados dentro dos períodos estipulados por lei. A perda de prazos pode resultar em graves prejuízos para as partes, como a impossibilidade de recorrer de uma decisão desfavorável.

O Juiz de Direito enfatizou que, diante da extrapolação do prazo estabelecido em lei, o não conhecimento do recurso de apelação era uma medida necessária. A decisão ordenou ainda a certificação do trânsito em julgado da sentença e a expedição da Guia de Execução Penal Definitiva.

 

Leia mais

Extravio de bagagem frustra viagem de pesca no Amazonas e gera indenização pelos danos

Turma Recursal de SP mantém condenação da companhia aérea por perda de diária, custos com táxi aéreo e frustração de expectativa contratual A 3ª Turma...

STF mantém condenação de militar que matou colega após violar instruções em briefing no Amazonas

Decisão do Ministro Flávio Dino, do STF, rejeitou pedido de habeas corpus e manteve a condenação imposta pela Justiça Militar da União a um...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

STF: guardião da Constituição ou substituto da política por meio da jurisdição?

Por João de Holanda Farias, Advogado A reportagem da The Economist, ao colocar o Supremo Tribunal Federal (STF) sob os...

STF rebate críticas da revista The Economist e defende atuação institucional da Corte

Em nota oficial, o Supremo Tribunal Federal (STF), por meio de seu presidente, ministro Luís Roberto Barroso, contestou as...

Justiça condena empresa por vender ovo de Páscoa com larvas

Consumidora comprou um ovo de Páscoa selado e dentro da validade, mas encontrou larvas vivas no chocolate após já...

Entrega atrasada de ovos após o dia da Páscoa, por si, não gera danos morais, diz TJSP

A 7ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo reformou sentença que havia condenado empresas do...