Entenda como se tornar um Segurado facultativo de baixa renda da Previdência Social

Entenda como se tornar um Segurado facultativo de baixa renda da Previdência Social

O modelo facultativo baixa renda é uma modalidade de contribuição à Previdência Social que possibilita o recolhimento da contribuição previdenciária sob alíquota reduzida correspondente a 5% do salário mínimo vigente, atualmente de R$ 1.412. Para efetuar o recolhimento na condição facultativo baixa renda, o cidadão precisa cumprir cinco requisitos principais  a cada mês/competência. 

Como contribuir

O cidadão efetuará o recolhimento utilizando os mesmos canais dos demais filiados que recolhem sob carnê/GPS: preenchimento manual do carnê ou emissão da GPS pelo Salweb, do portal INSS. 

Ao adquirir a GPS, o segurado deve preencher os campos que são recomendados com o nome, endereço, data do vencimento da parcela de contribuição,  com o código do pagamento, a competência que deseja pagar, o nº de inscrição do NIT, com geração da GPS e efetuar o pagamento.  

Benefícios
O recolhimento na condição facultativo baixa renda permite o acesso do cidadão a diversos benefícios previdenciários, tais como aposentadoria por idade, benefício por incapacidade (auxílio-doença), salário-maternidade, gera pensão por morte aos dependentes no caso de falecimento de quem recolhe, dentre outros benefícios, desde que o filiado tenha cumprido os requisitos e cada espécie.

O recolhimento simplificado, no entanto, não permite o acesso à aposentadoria por tempo de contribuição e Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Caso o filiado queira computar o período que colheu na forma simplificada para utilização nestes benefícios, precisará recolher a diferença migrando para a condição de Facultativo Plano Geral (20% do salário mínimo vigente) através do serviço específico para calcular complementação a ser solicitado na Central 135 (funcionamento das 7h às 22h).

Validação dos recolhimentos na condição facultativo de baixa renda

Com o intuito de dinamizar a verificação da condição de facultativo de baixa renda, o INSS passou a realizar batimentos automáticos desde 2023. A validação automática do recolhimento é concluída quando o sistema identifica o cumprimento de todos os requisitos. Se o batimento identificar descumprimento de algum requisito, não ocorre a validação automática, mantendo o recolhimento pendente de análise

Para saber se o recolhimento foi validado automaticamente, o filiado deve consultar seu Extrato Previdenciário (CNIS) através do portal Meu INSS. Se ao consultar, o filiado não identificar a competência, pode solicitar a análise através do serviço “Validar contribuição de Facultativo Baixa Renda” indicando quais competências/períodos deseja a análise.

 

Leia mais

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010, esteve no epicentro de um...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um estupro contra um menor de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010,...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um...

Danos no carro, sem prova da responsabilidade do locatário, devem ser assumidos pela Locadora

A dúvida quanto à responsabilidade por danos no veículo locado deve ser interpretada em favor do consumidor, sendo vedada...

TSE avalia mudar ordem para partidos que não investem em mulheres na política

O Tribunal Superior Eleitoral avalia mudar de posição nos casos em que os partidos políticos deixaram de investir o...