O Promotor de Justiça Fernando Augusto Martins Cuóco, do Ministério Público do Distrito Federal, denunciou o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior por ameaças praticadas contra o advogado Cristiano Zanin.
A denúncia se refere aos fatos sofridos por Zanin no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, no dia 11 de janeiro deste ano, data em que Cristiano Zanin Martins não tinha sido indicado para o cargo de ministro no Supremo Tribunal Federal.
Constou na denúncia que o empresário Luiz Carlos Basseto Júnior ameaçou Cristiano Zanin, prometendo-lhe mal injusto e grave, consistente em palavras agressivas. “Vontade de meter a mão na orelha de um cara desse’.
Consta, ainda, que, no mesmo dia, o acusado ‘incitou, publicamente, a prática de crime, ao dizer que a vítima ‘tinha que tomar um pau de todo mundo que tá andando na rua’.
Os fatos já haviam amparado uma iniciativa de Zanin, que moveu uma queixa crime contra o empresário, que, inclusive, após audiência marcada, não compareceu.
A denúncia do Promotor de Justiça envolve crimes de ação penal pública e será analisada pelo juízo da 6ª Vara Criminal do Distrito Federal.