Os membros do Ministério Público do Amazonas, incluindo promotores e procuradores, participam nesta segunda-feira (2), de uma votação para definir os candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Estado. A votação, que é facultativa, ocorrerá de forma virtual por meio do Sistema Votus, com acesso à cédula de votação disponível através de um link no site institucional do MPAM.
O processo, conhecido como o primeiro turno das eleições, para a classe do Ministério Público, resultará em uma lista tríplice com os candidatos mais votados. Essa lista será então encaminhada ao Governador do Estado, Wilson Lima, que escolherá o próximo Procurador-Geral de Justiça, responsável por chefiar a Instituição no biênio 2024/2026. O procurador Aguinelo Balbi Júnior preside o processo eleitoral.
Os candidatos inscritos para o cargo de Procurador-Geral de Justiça incluem os promotores Alessandro Samartin de Gouveia, Carlos Fábio Braga Monteiro, Cley Barbosa Martins, Igor Starling Peixoto, Leda Mara Nascimento Albuquerque, Lílian Maria Pires Stone, Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima, Sheyla Andrade dos Santos e Edinaldo Medeiros. Notavelmente, entre os candidatos, não há Procuradores de Justiça.
Nos últimos anos, o Ministério Público do Amazonas tem sido liderado por Promotores de Justiça, conforme permitido pela lei orgânica da instituição. A lista tríplice será definida e posteriormente encaminhada ao Governador, que tomará a decisão final sobre quem comandará o MPAM nos próximos dois anos.