DPVAT não exige que vítima prove culpa do motorista, porém, no caso de dolo, Seguro não é devido

DPVAT não exige que vítima prove culpa do motorista, porém, no caso de dolo, Seguro não é devido

Embora o pagamento do seguro DPVAT independa da comprovação de culpa, ele não é devido em caso de demonstração de dolo da vítima.

Com esse entendimento, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça negou provimento ao recurso especial do Ministério Público Federal, que entendia ser devida a indenização à família da vítima de um acidente.

O pagamento foi negado pelas instâncias ordinárias porque o acidente de trânsito que resultou na morte da vítima se deu durante fuga após uma tentativa de roubo.

Segundo o MPF, a Lei 6.194/1974 não faz nenhuma distinção quanto às circunstâncias do acidente para garantir o pagamento do seguro DPVAT.

O artigo 5º da norma diz que “o pagamento da indenização será efetuado mediante simples prova do acidente e do dano decorrente, independentemente da existência de culpa”.

É seguro
Relatora na 4ª Turma do STJ, a ministra Isabel Gallotti explicou que, sendo o DPVAT uma modalidade de seguro, também se aplicam a ele as regras do Código Civil relativas ao contrato de seguro.

Assim, incide o artigo 762, segundo o qual o contrato será nulo para garantia de risco proveniente de ato doloso do segurado, do beneficiário, ou de representante de um ou de outro.

“É preciso, então, observar que, embora, por um lado, o pagamento do seguro DPVAT independa da comprovação de culpa (artigo 5º da Lei 6.194/74), por outro, não é ele devido, em caso de demonstração de dolo da vítima (artigo 762 do CC)”, concluiu.

Esse é o caso dos autos, em que a vítima do acidente morreu por colidir com outro veículo enquanto fugia do local do crime — um roubo a um mercado.

REsp 1.585.076

Com informações conjur

 

Leia mais

Candidato reprovado na aptidão física em concurso tem direito às imagens do teste realizado

 As Câmaras Reunidas do TJAM, por meio do Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos confirmou sentença que atendeu a mandado de segurança impetrado por...

Banco reverte sentença de prescrição em processo de busca e apreensão de bem alienado

O comparecimento espontâneo do réu, com a habilitação de advogado nos autos, seguido de comunicação de interposição de recurso contra decisão concessiva da...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRT: Montador de Andaimes que ficou pendurado em 28º andar de edifício será indenizado

Três empresas ligadas ao ramo da construção civil foram condenadas solidariamente a indenizar montador de andaimes em R$ 300...

Atualize-se sobre os temas em destaques da pauta do STJ para o segundo semestre de 2024

O segundo semestre forense no Superior Tribunal de Justiça (STJ) será aberto na próxima quinta-feira (1º), com sessão da...

Candidato reprovado na aptidão física em concurso tem direito às imagens do teste realizado

 As Câmaras Reunidas do TJAM, por meio do Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos confirmou sentença que atendeu a...

Recepcionista com visão monocular receberá indenização por ter sido dispensada

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho restabeleceu a condenação do Condomínio Complexo Turístico Jurere Beach Village, em...