Na semana em que comemora 33 anos, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) inaugurou, nesta segunda-feira (27), o novo núcleo de atendimento no Shopping Via Norte, na Zona Norte de Manaus. Com ampla estrutura e ambiente confortável, a unidade é voltada para atendimentos na área de família.
Para o defensor público geral, Ricardo Paiva, a inauguração do núcleo é estratégica e vai aproximar ainda mais o órgão das pessoas vulneráveis em uma das zonas mais populosas da cidade.
“A Defensoria ajuda as pessoas e é isso que vamos fazer nesta unidade. Essa é a nossa vocação. Por causa da pandemia, nós tivemos que nos afastar da Zona Norte, porque a regra era o isolamento, e tivemos algumas dificuldades para retornar. Mas hoje estamos aqui para fazer esse resgate e a ideia é alcançar cada vez mais pessoas”, destacou Paiva.
Com 16 guichês de atendimentos, salas para conciliação e mediação, banheiros e copa, o núcleo vai abrigar a 4ª e a 8ª Defensorias Públicas de 1ª Instância de Família, onde são realizadas as mediações familiares, conciliações e petições relacionadas a guarda, divórcio, pensão alimentícia, curatela, dentre outros.
O horário de funcionamento permanece de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, com agendamentos pelo Disque 129. Os atendimentos poderão ser presenciais ou virtuais. A unidade fica na área externa do shopping, próximo ao supermercado Nova Era.
“Estamos muito felizes com esse retorno porque, desde o início da pandemia, os atendimentos foram suspensos aqui no Via Norte. Agora estamos voltando com uma estrutura nova e mais ampla para atender melhor os nossos assistidos”, afirmou a defensora pública Petra Sofia Ferreira, que vai atuar na nova unidade.
“Aqui na Zona Norte há uma demanda muito grande da população e com a nossa instalação aqui no shopping, vai facilitar para que essas pessoas recebam um atendimento adequado sem precisar que elas se desloquem à sede da DPE, por exemplo. Aqui temos um ambiente confortável, acessível, tudo para que os nossos assistidos se sintam bem acolhidos”, reforçou a defensora Heloísa Helena Canto, que também vai atuar no local.
Os atendimentos presenciais na nova unidade começam a partir do dia 3 abril.
Participação
Diversas autoridades participaram da solenidade de inauguração do Núcleo Via Norte, entre elas a subdefensora geral, Manuela Veiga Antunes, a subcorregedora Karlla Alynne D’Oliveira, o subcontrolador-geral do Estado, Albefredo Melo e o superintendente do Via Norte, Marcelo Manton.
“Falar da Defensoria Pública é falar da concretização do direito ao acesso à justiça. E a atuação da DPE se destina a combater também a pobreza jurídica, de informação, uma vez que o hipossuficiente, muitas vezes, não conhece o seu direito e aqui surge a relevância dessa instituição para assegurar a assistência jurídica gratuita e qualificada”, disse o subcontrolador-geral.
“Nós ficamos muito honrados em termos a Defensoria dentro da nossa estrutura e de sabermos que, de alguma forma, estamos contribuindo com a instituição”, conclui o superintendente do shopping.
Com informações do DPE-AM