DPE-AM e Sejusc alinham parcerias para proteção de crianças e adolescentes

DPE-AM e Sejusc alinham parcerias para proteção de crianças e adolescentes

O defensor público-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, e o secretário Executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Emerson José Rodrigues de Lima, reuniram-se na sexta-feira, 16, para alinhar parcerias que visam a proteção de crianças e adolescentes. Dentre elas, está a atuação conjunta no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no âmbito do Estado do Amazonas (PPCAAM/AM). A reunião ocorreu na sede da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

Na pauta do encontro, a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, no geral e no âmbito do sistema socioeducativo, e a implementação do PPCAAM no Amazonas. Para o defensor geral, Ricardo Paiva, a ideia é construir parcerias.

“Precisamos ter um olhar mais atencioso para as crianças vítimas de violência. Percebemos a ocorrência de muitos casos e esse acolhimento é essencial, até para preservar direitos básicos e garantir futuro para essas crianças. Vamos retomar contato, agora com uma reunião mais técnica, trazendo os defensores que trabalham na área e a Sejusc trazendo a equipe técnica, para a gente desenhar essa parceria e começar a construir os projetos”, afirmou Paiva.

A nova reunião está marcada para terça-feira, 20, às 9h, também na sede da DPE-AM. No encontro, serão discutidos os termos técnicos de atuação nas parcerias. Na avaliação do secretário executivo da Sejusc, a secretaria e a Defensoria devem unir esforços em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Estamos aqui com o defensor público geral, com a Defensoria Pública, para alinharmos e firmarmos parcerias no sentido de criar mecanismos e políticas públicas para proteger e acolher as crianças vítimas de abuso sexual, de maus tratos, que estão em situação de risco nas ruas. A Defensoria tem muito a contribuir conosco, com o Estado do Amazonas, como sempre tem feito. Estamos aqui para unir forças”, disse Emerson Lima.

O PPCAAM/AM foi lançado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejusc, no dia 5 de julho. O programa foi instituído por meio do Decreto nº 40.554, de 16 de abril de 2019. Coordenado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDCA/MMFDH), o programa tem o objetivo de oportunizar a proteção, a preservação e a promoção da vida daqueles, e também do seu núcleo familiar, que estão em situação de risco iminente de morte.

Em dezembro de 2020, foi assinado um Termo de Colaboração entre a Sejusc e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada para executar o programa. O nome da entidade é sigiloso para garantir a segurança e proteção às vítimas.

Sobre o programa

O PPCAAM foi criado em 2003, sendo instituído oficialmente por meio do Decreto n.º 6.231/2007, como política pública estratégica do Governo Federal, quanto ao enfrentamento da letalidade infanto-juvenil e de preservação da vida de crianças e adolescentes ameaçados de morte. É executado em 17 unidades federativas, por meio de convênio entre o Ministério dos Direitos Humanos, Governos Estaduais e Organizações Não Governamentais.

Foto: Márcia Guimarães/DPE-AM

Fonte: DPE-AM

Leia mais

Operadora derruba aparência de verdade em fraude acusada por cliente e prova existência de contrato

Não é crível, por transbordar da aparência da verdade, que alguém tenha sido vítima de fraude por parte de um terceiro, que adquire o...

MPAM investiga reajuste injustificado no preço da gasolina em Manaus

O recente aumento no preço da gasolina em Manaus motivou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 81ª Promotoria de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Operadora derruba aparência de verdade em fraude acusada por cliente e prova existência de contrato

Não é crível, por transbordar da aparência da verdade, que alguém tenha sido vítima de fraude por parte de...

Escola é condenada por falha no dever de guarda e vigilância de aluna

A Escola Maple Bear Brasília LTDA foi condenada a indenizar a mãe de uma criança que saiu da escola com...

Sentença mantém justa causa de empregado que entregou atestado médico e foi para parque aquático

Dependendo da gravidade da conduta do empregado, justifica-se a rescisão contratual por justa causa sem a necessidade de aplicação...

Trabalhadora será indenizada após sofrer assédio sexual em siderúrgica em Itabirito

O assédio sexual cometido no ambiente trabalho é, infelizmente, um tema recorrente nos processos julgados pela Justiça do Trabalho...