Defensoria realiza visita ao nucleo de inteligencia em segurancaes colar na sede da seduc

Defensoria realiza visita ao nucleo de inteligencia em segurancaes colar na sede da seduc

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizou uma visita de cortesia ao Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), instalado na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na Rua Waldomiro Lustoza, 250, Japiim II, zona sul de Manaus.

O Nise foi criado em abril desse ano com a finalidade de inibir ataques e crimes de ameaça, racismo, bullying, ciberbullying, uso abusivo de drogas, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras ações que se configurem em transgressões no interior das escolas contra estudantes, profissionais da educação ou mesmo contra a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

A visita teve como objetivo a articulação de uma parceira entre as instituições para o fortalecimento do combate, da prevenção à violência nas escolas do Amazonas, além da educação em direitos na era digital.

Estiveram presentes o defensor público geral, Ricardo Paiva, o coordenador do projeto Defensoria Digital, defensor Marcelo Pinheiro, a secretária de estado de educação, Kuka Chaves e o coordenador do Nise, delegado Denis Pinho.

“A atuação da Defensoria no enfrentamento à violência nas escolas se mostra necessária. Precisamos unir forças para entender quais estratégias devem ser utilizadas, para alcançarmos êxito nesse combate”, afirmou o defensor geral.

A reunião faz parte de uma série de tratativas que foi iniciada há três meses pela coordenação da Defensoria Digital, com o intuito de, ao final, firmar um Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos. A expectativa é que as formalidades sejam concluídas em dois meses.

“A Defensoria vai entrar com o material teórico sobre os impactos das tecnolgias na população infanto-juvenil, e utilizar a estrutura que a Seduc vai nos fornecer para ouvir os estudantes, professores e responsáveis a fim de criar posturas preventivas, que possam desenvolver a cidadania digital”, ressaltou o defensor Marcelo Pinheiro.

Segundo a secretária de educação do Amazonas, Kuka Chaves, a parceria com a Defensoria reforça a atuação na capital e no interior. “Vamos receber o suporte na parte de conversas e aconselhamento, o psicossocial, quesito essencial para que o trabalho seja completo e efetivo”, destacou a secretária.

Para o coordenador do Nise, delegado Denis Pinho, a integração entre os órgãos é muito importante para que cada pasta atue preventivamente na sua função. “O Nise possui um comitê interinstitucional que congrega vários órgãos para agregar e somar, a fim de evitar que ocorram eventos adversos no ambiente escolar, protegendo alunos, professores e gestores”, afirmou o delegado.

Com informações da DPE-AM

Leia mais

Justiça determina restabelecimento imediato de energia em Careiro da Várzea

Sentença da Comarca de Careiro da Várzea julgou procedente Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público do Amazonas, confirmando liminar e determinando que a...

Transporte interestadual e quantidade da droga não afasta aplicação do tráfico privilegiado

Para se impedir o benefício do tráfico privilegiado é imperiosa a comprovação de algum evento concreto, dentro da cadeia factual, de que o agente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

MPAM fiscaliza falta de acessibilidade em estruturas públicas de Manaus

Com base em denúncias que relatam a omissão do poder público na implementação de equipamentos e mecanismos de acessibilidade...

Reparação da tragédia em Brumadinho inclui mais 5,4 mil atingidos

Nos meses de maio e junho, os valores da reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora...

Transferência de Adélio Bispo para hospital psiquiátrico é suspensa

Responsável por desferir uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, Adélio Bispo teve sua transferência...

Justiça mantém condenação de homem por publicar mensagens ofensivas em grupo de WhatsApp

Caso teria ocorrido em 2020, mas houve recursos contra a sentença do 1º Grau e, agora, a 2ª Câmara...