Defensoria Pública do Pará assegura tratamento para criança com doença rara

Defensoria Pública do Pará assegura tratamento para criança com doença rara

A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo Regional do Carajás, garantiu decisão judicial favorável ao fornecimento do medicamento “Canabidiol Prati-Donaduzzi” para a criança V. R. S., de apenas 7 anos, diagnosticada com encefalopatia epiléptica grave, em São Geraldo do Araguaia.

A mãe da criança, Dhessica Ramos, emocionou-se com a decisão. “O atendimento da Defensoria Pública do Pará foi muito satisfatório, fui bem acolhida e orientada. O sentimento que fica é o de gratidão e alívio em ver que a minha filha finalmente vai ter acesso ao tratamento adequado para a evolução e melhora dela. É uma alegria inexplicável, como mãe, só quero a melhor qualidade de vida pra ela”, declarou.

Com a ausência inicial de suporte das autoridades de saúde locais, a família, que possui recursos limitados, organizou uma “vaquinha” para financiar uma consulta médica, mas os custos dos medicamentos e exames prescritos, como o de vídeo monitorização, estavam fora do alcance. Foi quando Dhessica recorreu à Defensoria Pública do Pará, que tomou as medidas legais cabíveis em relação à Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

O defensor público atuante no caso, Luís Paulo Cardoso, destaca que a presença da DPE-PA no interior é essencial para fortalecer a justiça social e o cumprimento dos direitos fundamentais de cada cidadão. “Especialmente quando consideramos a situação de pessoas que estão com a saúde fragilizada e não possuem condições financeiras para arcar com medicamentos essenciais. O nosso papel é garantir que essas pessoas tenham acesso a tratamentos que lhes devolvam a dignidade e garantam o direito à vida”, afirma.

A Justiça determinou não só o fornecimento imediato do medicamento como também a realização do exame prescrito, sob pena de multa diária em caso de descumprimento. A decisão assegura que a criança V. R. S. receba o tratamento indispensável para controlar suas crises epilépticas e evitar o agravamento da doença, prevenindo danos ainda maiores à sua saúde e ao seu desenvolvimento e garantindo a sua recuperação e estabilidade.

Com informações da DPE-PA

Leia mais

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010, esteve no epicentro de um...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um estupro contra um menor de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

O afundamento de inúmeros contêineres e baús de carga do Porto Chibatão, nas margens do rio Negro, em 2010,...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um...

Danos no carro, sem prova da responsabilidade do locatário, devem ser assumidos pela Locadora

A dúvida quanto à responsabilidade por danos no veículo locado deve ser interpretada em favor do consumidor, sendo vedada...

TSE avalia mudar ordem para partidos que não investem em mulheres na política

O Tribunal Superior Eleitoral avalia mudar de posição nos casos em que os partidos políticos deixaram de investir o...