Defensoria do Amazonas promove evento que integra novos estagiários à cidadania

Defensoria do Amazonas promove evento que integra novos estagiários à cidadania

O Centro de Estágio Acadêmico da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (CEA/DPE-AM) promoveu um momento de integração para os novos estagiários que ingressaram na instituição. Com o intuito de apresentar a Defensoria e sanar as principais dúvidas relacionadas ao estágio, o evento teve como público-alvo estagiários de graduação e alunos do programa de residência jurídica.

Na ocasião, foram esclarecidas as principais dúvidas relacionadas ao estágio como treinamento em sistemas, registros de frequência, redução da carga horária em semanas de provas e apresentação de normativas relacionadas ao estágio.

A defensora e coordenadora do Centro do Centro de Estágio Acadêmico, Hélvia Castro, fez a acolhida dos novos estagiários, explicando sobre a atuação da Defensoria.

“Muitas pessoas fazem o processo seletivo, mas não conhecem o papel da Defensoria, que é garantir o acesso à justiça aos mais variados grupos de vulneráveis. A integração tem como objetivo mostrar o trabalho da nossa instituição e apresentar o regimento dos estagiários e residentes, que é uma resolução aprovada pelo Conselho Superior”, explica a defensora.

Expectativas

“Uma oportunidade de ouro”, define o mais novo estagiário da DPE-AM Pedro Henrique, 21, estudante de engenharia civil.

“É com grande entusiasmo que vou atuar na Defensoria Pública do Estado do Amazonas. É uma excelente oportunidade para adquirir experiência prática. A minha expectativa é contribuir bastante, aprimorar meu conhecimento técnico e colaborar de forma eficaz”.

A estudante de ciências contábeis Janaina Aguiar vai estagiar na Diretoria Financeira da DPE-AM. Natural do interior do Amazonas, a estudante revela que, entre seus planos, está um dia retornar a sua terra.

“Estou muito feliz. É uma oportunidade muito grande para o meu crescimento profissional e pessoal também, é claro. Vejo que no serviço público há possibilidade de atuação no interior do Amazonas e penso nisso também como um caminho a seguir”.

Durante a integração, o processo de interiorização do Amazonas foi um dos temas abordados para mostrar a capilaridade da Defensoria em mais de 60 municípios do estado.

Ítalo Manso, 23, residente jurídico, retorna à casa após ter passado pela experiência de estagiar na DPE-AM quando cursava a faculdade.

“Como residente acredito que a responsabilidade aumenta, espero desenvolver mais ainda meus conhecimentos e botar em prática tudo que eu pude aprender na graduação, e o que eu aprendi também durante o meu estágio aqui na Defensoria”.

A integração contou também com uma aula teórica sobre atendimento e acolhimento aos assistidos, ministrada pelo defensor público e diretor da Escola Superior da DPE-AM (Esudpam), Helom Nunes. O evento encerrou com uma palestra sobre saúde mental, promovida pela gestão de pessoas-área de psicossocial da DPE-AM.

Com informações DPE AM

Leia mais

Habeas corpus não se serve a uso indiscriminado, ressalta decisão no Amazonas

 O habeas corpus não pode ser utilizado de maneira indiscriminada como substituto de recursos previstos em lei. Assim questões relacionadas à progressão de regime,...

Turma do Amazonas defende flexibilização para comprovação de servidão de passagem

"A nossa região é marcada por ocupações irregulares e informalidade nas relações familiares, em especial quando se trata de construção e/ou compra e venda...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Manifestações em SP: Bolsonaro e aliados protestam contra decisões de Moraes e suspensão da Rede X

Em meio à ação judicial movida pelo Partido Novo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do ministro...

Trabalhadora que ouvia que “mulher deve oferecer o corpo por dinheiro” será indenizada em R$ 20 mil

A rotina de trabalho das funcionárias de uma distribuidora de alimentos em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador,...

STM nega habeas corpus a soldado que invadiu notebook de tenente e furtou fotos íntimas

Os ministros do Superior Tribunal Militar (STM), por unanimidade, indeferiram um pedido de habeas corpus de um soldado do...

Caminhoneiro que recebe por carga tem cálculo de horas extras diferente de vendedores por comissão

A Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho decidiu que a hora extra de...