Defensoria do Amazonas e INSS reforçam parceria para ampliar cobertura previdenciária no Estado

Defensoria do Amazonas e INSS reforçam parceria para ampliar cobertura previdenciária no Estado

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu a visita do Gerente Executivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Amazonas, Raimundo Pereira Silva Neto. O encontro reforçou a parceria entre as instituições e discutiu ações conjuntas para ampliar o acesso aos benefícios previdenciários, especialmente nas regiões mais distantes, que podem resultar num incremento de R$ 10 bilhões na economia do Estado.

O Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, destacou a relevância do apoio do INSS para a população amazonense, com ênfase na ação previdenciária realizada em junho de 2024 no município de Coari, com mais de 700 atendimentos na área previdenciária.

“Em primeiro lugar, gostaria de registrar que uma das ações mais importantes da Defensoria em 2024 foi justamente na pauta previdenciária, em parceria com o INSS. Em nome da Defensoria e da população do Amazonas, especialmente de Coari, eu agradeço expressamente pela importância dessa colaboração. Aproveitamos esta ocasião para enaltecer a participação do INSS e divulgar que estamos planejando novas ações, principalmente para atender as cidades mais distantes do interior, onde a população precisa ainda mais dos benefícios que essa instituição traz para o nosso caboclo”, afirmou Barbosa.

Raimundo Pereira Silva Neto também destacou a necessidade de parcerias para melhorar os índices de cobertura previdenciária no Amazonas, que atualmente estão abaixo da média nacional. “O INSS precisa de parceiros para ampliar a nossa cobertura previdenciária, e a Defensoria é um parceiro em potencial. Já realizamos ações no ano passado e teremos outras futuras. Temos um acordo de cooperação técnica firmado e, com certeza, iremos, ombro a ombro, ampliar essa cobertura no Estado”, frisou.

De acordo com Raimundo, o Amazonas possui uma cobertura previdenciária de 8,2%, enquanto a média nacional é 18%, e no Rio Grande do Sul chega a 24%. “Nossa meta é alcançar os 18%, o que resultará em um incremento de R$ 10 bilhões de reais na economia do Amazonas, beneficiando diretamente nossos segurados e toda a população atendida pelos serviços das instituições”, declarou o gerente executivo.

“Essa parceria reforça o compromisso da Defensoria Pública e do INSS em levar cidadania e direitos previdenciários às populações mais vulneráveis do Estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Amazonas”, concluiu Rafael Barbosa.

Fonte: Comunicação Social da DPEAM

Leia mais

Mero inconformismo do réu com a condenação não torna cabível a revisão criminal

A revisão da dosimetria da pena só é admitida de forma excepcional, nos casos em que fique evidente o erro do juiz frente à...

Concurso: Candidato aprovado fora das vagas previstas tem apenas expectativa de direito

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sob relatoria da Desembargadora Onilza Abreu Gerth, manteve a improcedência de uma ação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Mero inconformismo do réu com a condenação não torna cabível a revisão criminal

A revisão da dosimetria da pena só é admitida de forma excepcional, nos casos em que fique evidente o...

Concurso: Candidato aprovado fora das vagas previstas tem apenas expectativa de direito

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), sob relatoria da Desembargadora Onilza Abreu Gerth, manteve...

Distinção de sexo em concursos para PMs e bombeiros tem proibição prevista por Comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, projeto de lei que...

Homem é condenado por estuprar três adolescentes

A Vara Única de Rosana condenou homem pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável praticado contra três adolescentes....