Decisão que ratifica recebimento de denúncia deve ser fundamentada

Decisão que ratifica recebimento de denúncia deve ser fundamentada

A ausência de apreciação adequada das teses apresentadas em sede de resposta à acusação pode resultar em grave prejuízo à defesa com difícil reparação. A decisão que ratificou o recebimento da denúncia deve ser fundamentada por parte do juiz.

Com essa fundamentação, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado do Ceará concedeu parcialmente a ordem em mandado de segurança para anular a decisão de ratificação de recebimento de denúncia e a designação de audiência de instrução e julgamento, proferida anteriormente.

A decisão determina ao juízo original que emita uma nova sentença, levando em consideração as teses apresentadas pela defesa na “Resposta à Acusação”.

O caso trata de uma denúncia feita contra uma empresa pela prática de poluição, decorrente do lançamento de substâncias oleosas.Apesar dos argumentos apresentados pela defesa em resposta à acusação, a denúncia foi recebida e a audiência de instrução e julgamento foi designada pelo juízo do Tribunal de Justiça do Ceará, sem justificativa fundamentada.

Muito embora a defesa tenha apresentado diversas manifestações, de acordo com o relator Mário Parente Teófilo Neto, o juiz ratificou de forma genérica o recebimento da denúncia, sem observar as ilegalidades flagrantes presentes na ação penal proposta pelo Ministério Público.

Nesse cenário, a empresa impetrou Mandado de Segurança, buscando a suspensão da audiência de instrução e julgamento, e, no mérito, o trancamento e arquivamento da ação penal.

No julgamento do pedido de liminar, o desembargador Relator da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará concedeu a ordem.

Processo: 0631820-43.2023.8.06.0000

Com informações do Conjur

Leia mais

STF valida lei do Amazonas sobre uso de créditos de precatórios para pagamento de dívidas de ICMS

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou o uso de créditos de precatórios para pagamento de dívidas de ICMS. No julgamento, os ministros analisaram a...

Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

O acordo tem como objetivo atender às exigências legais estabelecidas pela Lei Estadual nº 2.812/2003 e garantir que os galpões e locais de ensaio...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Júri condena homem por morte de irmão de criação

O Tribunal do Júri de Ceilândia condenou um homem a 19 anos e três meses de prisão, em regime...

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Um total de 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos, informou nesta sexta-feira (8)...

TJ-SP pede apuração contra advogado que tentou enganar site de viagens

A inversão do ônus da prova na ação consumerista, por aplicação do Código de Defesa do Consumidor, não afasta o...

Multa para empresa que permitiu consumo de álcool por adolescentes em evento é válida, decide STJ

A multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) se aplica a qualquer pessoa física ou...