Para Mauro Campbel, Corregedor Nacional de Justiça, além de padronizar o exame e buscar os candidatos mais bem qualificados para atender melhor os cidadãos, o Enac traz mais transparência ao processo de concursos para os cartórios.
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, esteve neste domingo (27) no colégio Marista, em Brasília (DF), para acompanhar a abertura dos portões na primeira edição do Exame Nacional dos Cartórios (Enac).
Campbell ressaltou que a prova é mais um fator inovador na gestão do ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a exemplo do Exame Nacional da Magistratura (Enam). “O Conselho Nacional de Justiça foi protagonista nesse aspecto. O Enac vem para uniformizar os procedimentos de seleção para quem quer acessar os cartórios”, avaliou.
Para o ministro, além de padronizar o exame e buscar os candidatos mais bem qualificados para atender melhor os cidadãos, o Enac traz mais transparência ao processo de concursos para os cartórios.
“A ideia é que possamos dar ao contribuinte a oportunidade de fazer sempre do Judiciário a última forma de litigar e resolver todos os problemas domésticos mais próximos do cidadão, diretamente nos cartórios brasileiros”, avaliou o corregedor.
O 1º Exame Nacional dos Cartórios acontece das 14h às 19h, em todo o país. Os portões fecham às 13h30, horário de Brasília.
Agência CNJ de Notícias