Contribuintes de Manaus devem ter cuidado com e-mails falsos sobre débitos de tributos

Contribuintes de Manaus devem ter cuidado com e-mails falsos sobre débitos de tributos

A Prefeitura de Manaus emitiu comunicado oficial anunciando os contribuintes sobre a circulação de e-mails fraudulentos que utilizam indevidamente o nome da administração municipal para propagar informações falsas.

Essas mensagens, sem a identidade visual oficial da Prefeitura, apresentam notificações fraudulentas sobre supostas irregularidades tributárias ou débitos fiscais junto à Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia. 

O expediente é caracterizado como crime, uma vez que a prática de envio de e-mails falsos se molda aos tipos previstos nos arts. 171 (estelionato) e 298 (falsificação de documento particular) do Código Penal .


De acordo com a Prefeitura, as notificações oficiais da Semef obedecem aos princípios da legalidade e da transparência administrativa, sendo devidamente identificadas pelo brasão oficial do município. 

Os contribuintes que recebem mensagens suspeitas devem abster-se de clicar nos links nelas contidos e buscar a validação da ocorrência através de canais oficiais, como o portal Manaus Atende (**manausatmanausatende.manaus.am.gov.br ), Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

Por fim, a Prefeitura de Manaus recomenda que qualquer tentativa de fraude seja imediatamente comunicada às autoridades competentes, como a Polícia Civil e o Ministério Público Estadual, para que sejam instaurados os procedimentos legais cabíveis.

Leia mais

Justiça do Amazonas manda Bradesco indenizar cliente em R$ 5 mil por transações fraudulentas

Com decisão da Desembargadora Onilza Abreu Gerth, do TJAM, a Segunda Câmara Cível fixou a responsabilidade objetiva do Bradesco por danos causados a um...

Contribuintes de Manaus devem ter cuidado com e-mails falsos sobre débitos de tributos

A Prefeitura de Manaus emitiu comunicado oficial anunciando os contribuintes sobre a circulação de e-mails fraudulentos que utilizam indevidamente o nome da administração municipal...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TRF1 assegura a empresa imunidade tributária sobre produtos derivados de petróleo

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que reconheceu a imunidade tributária...

Alexandre Moraes manda recolher livro ‘Diário da cadeia’, assinado com pseudônimo de Eduardo Cunha

Não há no ordenamento jurídico direito absoluto à liberdade de expressão. Com esse entendimento, o ministro Alexandre de Moraes,...

Justiça do Amazonas manda Bradesco indenizar cliente em R$ 5 mil por transações fraudulentas

Com decisão da Desembargadora Onilza Abreu Gerth, do TJAM, a Segunda Câmara Cível fixou a responsabilidade objetiva do Bradesco...

Polícia Civil prende namorada de envolvido na morte de delator do PCC

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (16), a namorada de Kauê do Amaral Coelho. O rapaz...