Contribuinte vítima de protesto indevido de débito tributário deve ser indenizado, fixa TJAM

Contribuinte vítima de protesto indevido de débito tributário deve ser indenizado, fixa TJAM

A pessoa cobrada indevidamente pelo lançamento de um tributo não configurado, por falta de fato gerador, sofrendo o extremo de um protesto em cartório de títulos, deve ser indenizada pelo ilícito

Havendo protesto indevido levado a efeito por cobrança de crédito tributário irregularmente constituído ou evidenciando-se inscrição ou manutenção indevida em cadastro de inadimplentes, a hipótese é a de danos morais presumidos ante a ocorrência da própria ilicitude do fato. 

Com essa disposição, a Segunda Câmara Cível do Amazonas, com voto da Desembargadora Onilza Abreu Gerth, do TJAM, condenou o  Estado do Amazonas ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), por ter levado um contribuinte ao protesto indevido de uma cobrança tributária referente ao débito indevido de ITCMD- Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação. 

A passagem jurídica da propriedade ou de bens e direitos de uma pessoa para a outra, decorrente de transmissão causa mortis entre o proprietário falecido e seus herdeiros legais pode ensejar a cobrança do ITCMD-Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações, desde que o tributo seja regularmente constituído. Se não, a hipótese, ante o protesto indevido, é de danos morais in re ipsa.

O imposto sobre a transmissão “causa mortis” e doação, incide sobre quaisquer bens ou direitos. O fato gerador é a própria transferência do bem. No caso de um automóvel, essa transferência somente se finaliza com o registro do novo proprietário no sistema da autarquia competente, no caso o Detran.

Sem observar esses parâmetros, o Estado limitou-se a cobrança com base em informações que lhe foram encaminhadas pela própria Receita Federal, com base em declaração de imposto de renda. O autor comprovou a falta dessa transferência efetiva, razão de ser do combate à cobrança e ao pedido de danos morais, face ao extremo do protesto. 

Com o reconhecimento do protesto indevido, definiu-se como razoável e proporcional a compensação ao autor de R$ 3 mil, desde o evento danoso, ou seja, desde a data do protesto.  

Processo: 0694711-88.2022.8.04.0001     

Leia a ementa:

Apelação Cível / Protesto Indevido de TítuloRelator(a): Onilza Abreu GerthComarca: ManausÓrgão julgador: Segunda Câmara CívelData do julgamento: 13/05/2024Data de publicação: 13/05/2024Ementa: APELAÇÕES CÍVEIS. AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE DÉBITO C/C INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. COBRANÇA DE ITCMD. DOAÇÃO DE VEÍCULO. AUSÊNCIA DE REGISTRO JUNTO AO DETRAN. PROTESTO INDEVIDO. DANOS MORAIS PRESUMIDOS IN CASU. REFORMA DA SENTENÇA. 

Leia mais

Simonetti diz ver com preocupação as apurações da Polícia Federal sobre plano para matar presidente

O Presidente da OAB, o amazonense Beto Simonetti, diz que a Ordem acompanha com atenção e preocupação os desdobramentos da apuração sobre o plano...

A superação do limite do cheque especial e as restrições de encargos se encontram em pauta do TJ-AM

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada oferecida pelos bancos para ser utilizada de forma imediata quando o saldo da conta corrente...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Homem é condenado por perseguir colegas de trabalho em razão de orientação sexual

A 3ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da 2ª Vara Criminal...

Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram ameaçadas de morte por parceiros atuais ou ex-parceiros românticos...

Justiça dos EUA determina repatriação da Esmeralda Bahia

A Justiça dos Estados Unidos acatou pedido de repatriação da Esmeralda Bahia para o Brasil. O juiz Reggie Walton,...

Comissão aprova isentar hospitais públicos de bandeira tarifária de energia

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou proposta que isenta a rede pública de saúde...