Com remuneração a partir de R$ 20.900,00, o (BNDES) lançará nesta segunda-feira (22) seu primeiro concurso público em 12 anos, oferecendo inicialmente 150 vagas, com inscrições que estarão abertas a partir da próxima sexta-feira (26) e provas previstas para serem aplicadas em todas as capitais brasileiras no dia 13 de outubro deste ano.
O edital traz como novidade a reserva de 30% das vagas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência. Segundo Aloizio Mercadante, presidente da instituição, o BNDES busca um processo inclusivo para acolher grupos historicamente excluídos.
Os candidatos concorrerão ao cargo de analista, com áreas de atuação em direito, economia, engenharia, comunicação social, ciências contábeis, arquitetura e urbanismo, análise de sistemas, administração, ciência de dados, psicologia e arquivologia.
Os aprovados trabalharão no escritório do banco no Rio de Janeiro, mas poderão ser deslocados para Brasília, São Paulo, Recife ou outras cidades conforme a demanda. A disponibilidade para viagens a trabalho, tanto nacionais quanto internacionais, será exigida pelo edital. Além das 150 vagas iniciais, o BNDES pretende formar um cadastro de reserva com 750 nomes adicionais.