Comitê de Enfrentamento às Queimadas realiza reunião para alinhar estratégias no TCE-AM

Comitê de Enfrentamento às Queimadas realiza reunião para alinhar estratégias no TCE-AM

O Comitê de Enfrentamento às Queimadas do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizou uma reunião para discutir estratégias e alinhar as ações entre os setores envolvidos no controle ambiental em todo o Estado.

O comitê foi criado com aprovação do Pleno do TCE-AM após reunião convocada pela Conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, que tratou sobre o monitoramento do desmatamento, queimadas e qualidade do ar no Amazonas.

O encontro desta terça-feira (1) teve como objetivo traçar diretrizes e compartilhar informações essenciais entre as diferentes áreas do tribunal, garantindo uma atuação coordenada e eficiente nas ações de combate às queimadas no estado.

Conforme o secretário de planejamento do TCE-AM, Sérgio Fontes, o alinhamento é essencial para que as ações do comitê tenham efeito contundente.

“Essa reunião foi fundamental para reforçar a integração entre os setores de controle externo e inteligência, permitindo que os dados e as ações sejam otimizados, o que é essencial para o sucesso das nossas atividades”, disse.

Durante a reunião, também foram discutidos os próximos passos para a implementação das atividades e os órgãos dos quais o TCE-AM solicitará informações para complementar as ações estratégicas.

“Nosso foco agora será a obtenção de informações precisas e atualizadas dos órgãos responsáveis, para que possamos direcionar nossas atividades com base em dados concretos”, concluiu Sérgio Fontes.

Segundo Jonas Almeida, diretor de controle externo ambiental do TCE-AM, um dos principais objetivos do comitê é garantir a prevenção e diminuição das queimadas para o ano de 2025.

“Nós já estamos trabalhando de forma preventiva para que esse conjunto de queimadas seja amenizado já no próximo ano, levando em conta principalmente os municípios que estão entre os líderes de focos de calor no estado”, disse.

Além de promover o compartilhamento de informações, o comitê definiu que as próximas reuniões servirão para avaliar o andamento das ações e ajustar as medidas necessárias para enfrentar o problema das queimadas, que têm causado sérios impactos ao meio ambiente e à saúde pública no Amazonas.

Com informações do TCE-AM

Leia mais

TJAM determina devolução de valores de IPTU indevidamente cobrados em 2015 e 2016

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reformou sentença do 1.º Grau que havia julgado improcedentes os pedidos de restituição...

MPAM investiga reunião ilegal de secretários em Parintins e recomenda exoneração de PM’s

De acordo com a portaria, divulgada no Diário Oficial do MPAM, serão apurados aspectos de improbidade administrativa e demais questões relacionadas à tutela coletiva...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Honorários podem ser fixados em favor de autor de busca e apreensão extinta por quitação de dívida

Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é possível o arbitramento de honorários de sucumbência em favor...

TJAM determina devolução de valores de IPTU indevidamente cobrados em 2015 e 2016

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) reformou sentença do 1.º Grau que havia julgado...

Condenado por fraude e associação criminosa também deverá indenizar a vítima

A 3ª Vara Criminal de Brasília condenou um homem a seis  anos e quatro meses de reclusão pelo crime...

Universidade particular deve garantir curso de Pedagogia que foi suspenso

O Judiciário acolheu pedidos feitos pelo Ministério Público Estadual e condenou a UB Unisaoluis Educacional, mantenedora de faculdade particular...