As operações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes tem acenado positivamente no país com resultados maiores nos números que se evidenciam. A operação Parador 27, coordenada pelo Ministério da Justiça divulgou que somente em 2022 foram resgatadas 183 crianças vítimas de abuso sexual. Esse aumento é também reflexo de um trabalho conjunto com os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos.
A operação Parador 27 resgatou 183 crianças e adolescentes em 2022, número quase cinco vezes maior do que os 33 resgates do ano passado. Varias fases dessa operação se efetuaram com o fito de reprimir crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo país. A operação tem, ainda, a finalidade de conscientizar a população à denunciar esses crimes.
Inúmeras denúncias já foram apuradas, resultando na abordagem de pessoas como consequência de fiscalizações que já haviam sido implantadas. Do trabalho do resgate, 183 crianças e adolescentes estavam em locais de exploração sexual e foram retiradas e encaminhadas aos Conselhos Tutelares. O número representa quase cinco vezes mais do que as 33 crianças e adolescentes resgatadas em 2021.