Com o foco na conciliação, Tribunal de Ética da OAB-AM prevê 90 audiências neste mês

Com o foco na conciliação, Tribunal de Ética da OAB-AM prevê 90 audiências neste mês

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) prevê a realização de 90 audiências de conciliação neste mês. O presidente do TED, advogado Mário Marques, ressalta que, durante o período eleitoral da OAB-AM, não estão previstas sessões de julgamentos para suspensões preventivas de advogados. Neste ano, apenas cinco receberam esta sanção.

O processo
Quando acontece uma denúncia, o primeiro procedimento é levar para a Comissão de Conciliação e Admissibilidade. Caso não haja acordo, é analisada a admissibilidade da denúncia e depois averiguada pelo presidente do TED para então ser instaurado o processo por um relator, que instrui ouvindo as partes, testemunhas e analisando provas, resultando num relatório a ser analisado por outro membro da turma antes de levar o processo para uma das turmas julgadoras.

“O TED prioriza, sempre que possível, a conciliação entre as partes envolvidas em processos disciplinares. Quando não é possível a conciliação, passamos a analisar a admissibilidade do processo e somente depois disso ele é instaurado”, explica Mário Marques.

“Temos cinco turmas analisando esses processos de forma independente e transparente, sempre oferecendo todo o espaço para a manifestação das partes. Por isso é importante sempre os advogados ficarem atentos aos prazos e às notificações”, finalizou Mário Marques.

O que é o TED?
O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB/AM é o órgão responsável por julgar as representações por infrações ético-disciplinares contra advogados e estagiários.

Também estão entre as principais atribuições do TED responder a consultas formuladas por advogados quando há dúvidas sobre se determinado ato pode caracterizar uma infração e orientar os profissionais sobre as questões de ética relevantes para o exercício da advocacia.

Com informações da OAB/AM

Leia mais

Justiça determina que companhia aérea permita transporte de coelho em cabine de avião

O juiz Luiz Pires de Carvalho Neto, titular do 14.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, julgou parcialmente procedente uma Ação de Obrigação...

Resultado preliminar do processo seletivo para juízes leigos do TJAM é divulgado

O Poder Judiciário Estadual, por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), divulgou o resultado preliminar das provas objetivas e da avaliação...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça determina que companhia aérea permita transporte de coelho em cabine de avião

O juiz Luiz Pires de Carvalho Neto, titular do 14.º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus, julgou parcialmente...

“Em 64 não precisou assinar nada”, diz Cid em mensagens golpistas

Trechos do relatório da Polícia Federal (PF) para o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 pessoas por tentativa...

Golpe não ocorreu por falta de apoio do Exército, diz PF

A Polícia Federal (PF) estima que o plano de golpe de Estado que estava sendo articulado seria consumado pelo...

STF suspende lei do Rio de Janeiro sobre transporte de animais em cabines de aviões

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga...