CNJ suspende processo de promoção a desembargador do TJ-RN

CNJ suspende processo de promoção a desembargador do TJ-RN

Em procedimentos de promoção por merecimento, a pontuação atribuída pelo votante aos candidatos deve ter correlação com os dados avaliados e estar acompanhada de fundamentação.

Com esse entendimento, o conselheiro Pablo Coutinho Barreto, do Conselho Nacional de Justiça, concedeu liminar para suspender o edital de remoção de juiz de direito para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

Cinco juízes concorreram. A votação foi feita em sessão extraordinária feita pelo tribunal, quando foi definida lista tríplice a partir de pontuação por acervo e fluxo processual, gerência administrativa, incentivo a conciliação, presteza, entre outros.

Um dos candidatos, que acabou preterido, entendeu que a votação não fundamentou corretamente a aplicação das notas. Por isso, ajuizou Procedimento de Controle Administrativo no CNJ contra o TJ-RN.

Ele alegou que a redução das notas pelos desembargadores, sem base empírica e de forma arbitrária, criou uma diferença em favor do candidato eleito.

O conselheiro Pablo Coutinho Barreto identificou possível ausência de motivação específica para os subitens que integram os critérios para aferição do merecimento.

Segundo ele, quando não se tem uma fundamentação adequada, retira-se das partes o direito de conhecer dos argumentos que convenceram o julgador de se posicionar de uma determinada forma e contra ela se opor. Com isso, concedeu a liminar.

Fonte: Conjur

Leia mais

Desistência de candidato em concurso público garante direito de nomeação a classificado inferior

Não se tratando de surgimento de novas vagas ou vacância de cargo, mas de vagas que já existiam quando da publicação do edital e...

STJ mantém decisão que exclui Detran e Estado do Amazonas de ação sobre transferência de veículo

Somente mediante lei estadual/distrital específica poderá ser atribuída ao alienante responsabilidade solidária pelo pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Escola é condenada por discriminação racial e de gênero

Uma escola da cidade de Batatais foi condenada pela 3ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região...

MPF e PF deflagram operação para apurar rombo contábil da empresa Americanas S/A

A partir de requerimento do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal no...

Acusado de tentativa de homicídio de duas jovens é condenado a 19 anos e 11 meses de reclusão

A Justiça cearense, por meio do Conselho de Sentença da 2ª Vara do Júri de Fortaleza, condenou o réu...

Comerciante que teve carro apreendido será indenizada por banco

O Judiciário cearense concedeu a uma comerciante que teve o carro apreendido pelo Banco Toyota do Brasil uma indenização...