A posse dos dois novos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcou a abertura da 1.ª Sessão Ordinária do CNJ de 2025, ocorrida na manhã desta terça-feira (11/2). Marcello Terto e Silva e Ulisses Rabaneda dos Santos passam a ocupar, pelos próximos dois anos, as vagas destinadas à advocacia.
Em mensagem de boas-vindas aos conselheiros, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ressaltou os currículos e as trajetórias profissionais dos novos membros.
Reconduzido ao cargo, Marcello Terto é procurador do estado de Goiás e já foi conselheiro federal da OAB. Durante atuação anterior no CNJ, entre os anos de 2022 e 2024, foi reconhecido pelo trabalho como presidente da Comissão Permanente de Democratização e Aperfeiçoamento dos Serviços Judiciários do CNJ e ouvidor nacional de justiça.
Durante a cerimônia de posse, Terto compartilhou que o tempo de espera até retornar ao CNJ levou a ele reflexões importantes sobre o papel e a missão da OAB. “Não se trata apenas de defender os interesses e prerrogativas da advocacia, mas, acima de tudo, defender a cidadania e o jurisdicionado, a quem se destina o trabalho de todo esse sistema de justiça”.
Na ocasião, Ulisses Rabaneda manifestou a satisfação em integrar o Conselho, ressaltando seu senso de responsabilidade e comprometimento em atuar com rigor técnico e respeito. Ele compõe pela primeira vez o quadro de conselheiros do CNJ. “No âmbito disciplinar, estou comprometido em atuar com justiça, firmeza, imparcialidade e respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, pilares sem os quais não há verdadeira justiça”, assegurou Rabaneda.
Com informações do CNJ