Clínica de estética é condenada a reverter demissão por justa causa e pagar verbas em Manaus

Clínica de estética é condenada a reverter demissão por justa causa e pagar verbas em Manaus

EspaçoLaser de Manaus perde ação na justiça por revelia e deve reverter demissão por justa causa de ex-empregada, por determinação do juiz, Izan Alves Miranda Filho, da 16ª Vara do Trabalho de Manaus, que considerou não ter ocorrido o ato de improbidade imputado à funcionária.

Na ação, a autora narrou que foi demitida por justa causa, pois foi acusada pela empregadora de descumprir a política comercial e o código de ética e conduta da empresa. Alegou ainda que era obrigada a cumprir metas abusivas para manter seu emprego de consultora de vendas.

Narra os autos que a autora participou da campanha “indique e acelere” criada pela empresa para conseguir novos clientes e que as três melhores empregadas que tivessem o maior resultado, ganhariam um carro popular no valor de R$65 mil. Narrou, também, que no penúltimo dia de campanha, estava com a segunda melhor colocação para ganhar o tão sonhado carro.

Narrou, ainda, que a empresa não divulgou o resultado da campanha e depois de 10 dias foi procurada pela gerente, reservadamente, para ser comunicada da demissão porque havia usado o próprio cartão de crédito para adquirir pacote de serviços para uso pessoal e para os seus familiares, a fim de gerar vantagens durante a campanha.

Na decisão, o juiz entendeu que a autora juntou provas capazes de permitir a análise do caso, mesmo que a ré tenha se ausentado de responder ao processo desde a audiência inaugural. O juiz verificou que a empresa proibia o uso de cartão de crédito pessoal para a realização de vendas a terceiros – clientes, mas era permitido a venda para os familiares indicados, e que o regulamento da campanha não fazia nenhuma vedação aos empregados de comprarem serviços para si próprios.

Apesar da revelia da ré, a conclusão foi de que as provas apresentadas pela autora foram suficientes para verificar que não houve falta grave cometida que justificasse a demissão por justa causa, não restando configurado o ato de mau procedimento ou de improbidade impostos à trabalhadora.

A autora teve pedido de reversão concedido, tornando a demissão sem juta causa – imotivada, com a anotação na CTPS, para receber os direitos relativos ao aviso prévio proporcional de 33 dias; férias proporcionais mais um terço; 13° salário proporcional; FGTS 8% rescisório; multa de 40 % sobre o FGTS e indenização substitutiva do seguro-desemprego e horas extras.

A empresa foi condenada ao pagamento de R$12.993,46 (doze mil, novecentos e noventa e três reais e quarenta e seis centavos).

Processo: 0000030-53.2023.5.11.0016

Leia a sentença:

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 11ª REGIÃO 16ª VARA DO TRABALHO DE MANAUS ATOrd 0000030-53.2023.5.11.0016 RECLAMANTE: DENISE LAVAREDA DA COSTA RECLAMADO: CORPOREOS – SERVICOS TERAPEUTICOS S.A.  TERMO DE AUDIÊNCIA – SENTENÇA Em 28/03/2023, o Excelentíssimo Sr. Juiz do Trabalho Dr. IZAN ALVES MIRANDA FILHO, Titular da 16ª Vara do Trabalho de Manaus, após declarar aberta a sessão para apreciação do processo acima especificado, proferiu a seguinte decisão:  I – RELATÓRIO Trata-se de Ação Trabalhista ajuizada por DENISE LAVAREDA DA COSTA contra CORPÓREOS – SERVIÇOS TERAPÊUTICOS S.A. (ESPACOLASER), postulando, em síntese, reversão de justa causa, indenização por danos materiais e morais, horas extras e intrajornadas, assim como honorários advocatícios e os benefícios da justiça gratuita. A alçada foi fixada no valor da inicial.A parte reclamada incorreu em revelia, apesar de ter sido regularmente citada por eCarta (Id. 7113d38). Documentos juntados aos autos.A autora não arrolou testemunhas e pugnou pelo encerramento da instrução processual (Id. 09ccc69). Sem outras provas foi encerrada a instrução processual.Razões finais em memoriais pela parte autora. Prejudicadas as razões finais da reclamada. Prejudicadas as tentativas de conciliação.Vieram os autos conclusos. É o relatório. II – FUNDAMENTAÇÃO À luz do conjunto probatório dos autos, conheço dos pedidos formulados pela parte reclamante, analisados os fundamentos da peça inicial, nos termos que seguem: PRELIMINARMENTE REVELIA A revelia autoriza o julgamento antecipado da lide e a confissão ficta – decorrente da ausência tempestiva da reclamada à audiência inaugural (art. 344 e…Processo: 0000030-53.2023.5.11.0016; Data Disponibilização: 28/03/2023; Órgão Julgador: 16ª Vara do Trabalho de Manaus; Relator(a): IZAN ALVES MIRANDA FILHO

Leia mais

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

Um evento ocorrido em 17/10/2010 no Porto Chibatão, possivelmente causado por fenômeno natural e que causou o afundamento de inúmeros contêineres e baús de...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um estupro contra um menor de...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça inocenta Chibatão de responsabilidade por desabamento de terras e perdas de cargas em 2010

Um evento ocorrido em 17/10/2010 no Porto Chibatão, possivelmente causado por fenômeno natural e que causou o afundamento de...

Funcionário dos Correios preso por estupro em shopping de Manaus tem habeas corpus negado

Um funcionário dos Correios, em Manaus, preso em 07 de junho de 2024, sob suspeita de ter cometido um...

Danos no carro, sem prova da responsabilidade do locatário, devem ser assumidos pela Locadora

A dúvida quanto à responsabilidade por danos no veículo locado deve ser interpretada em favor do consumidor, sendo vedada...

TSE avalia mudar ordem para partidos que não investem em mulheres na política

O Tribunal Superior Eleitoral avalia mudar de posição nos casos em que os partidos políticos deixaram de investir o...