Na posse como presidente do TSE, ocorrida no dia de ontem, a ministra Cármen Lúcia exaltou a atuação do antecessor Alexandre de Moraes contra “antidemocratas” e prometeu um combate firme contra fake news, chamando as mentiras nas redes sociais de “desaforo tirânico contra a integridade das democracias”.
Destacou a importância de eleições seguras e íntegras, afirmando que a Constituição será rigorosamente cumprida. Em seu discurso, Cármen condenou o “algoritmo do ódio” e prometeu coragem na Justiça Eleitoral, reiterando que “não há salvação para juízes covardes”.
Cármen agradeceu a Moraes pela ação firme contra ataques ao sistema eleitoral em 2022 e destacou a importância da atuação de juízes na manutenção da confiança na cidadania brasileira.
A posse contou com a presença do presidente Lula e de outras autoridades. Sua gestão priorizará o combate à desinformação nas eleições, incluindo a regulamentação do uso de inteligência artificial e deepfakes na propaganda eleitoral. Cármen Lúcia, que já foi a primeira mulher a presidir o TSE em 2012, estará à frente do tribunal até 2026.