Carla Zambelli é denunciada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Carla Zambelli é denunciada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Carla Zambelli. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República denunciou, na última terça-feira (24/1), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma. O órgão ainda pede o pagamento de R$ 100 mil por danos coletivos e o cancelamento definitivo do porte de arma da parlamentar.

A relatoria do caso no Supremo Tribunal Federal é do ministro Gilmar Mendes. O Plenário da corte decidirá sobre a abertura de ação penal. As informações são da Folha de S.Paulo.

Na véspera do segundo turno das eleições do último ano, em outubro, Zambelli — que é forte aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — sacou uma pistola 9mm, apontou para um homem e o perseguiu na região dos Jardins, na capital paulista.

Em vídeo disponível nas redes sociais, o cidadão aparece correndo em direção a uma lanchonete, enquanto Zambelli e alguns homens saem em perseguição a ele. Mais tarde, a parlamentar disse que ele teria expressado apoio ao então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e em seguida a derrubado. A gravação do incidente mostrou, no entanto, que ela havia tropeçado durante a discussão.

O transporte de armas é proibido em endereços próximos a colégios eleitorias nas 48 horas antes do pleito. Conforme a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o episódio ocorreu a mais de cem metros da seção eleitoral mais próxima.

Assim, a PGR argumenta que a deputada, mesmo sendo detentora de porte de arma, não poderia ter utilizado a pistola em espaço público, pois colocou a coletividade em risco.

Na peça enviada ao STF, a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, argumenta que o homem perseguido não oferecia perigo ou ameaça real que justificassem o uso da arma e o constrangimento.

Zambelli alega ter agido em legítima defesa. Segundo sua defesa, ela só teria sacado a arma porque “foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia e a ameaçava por diversas vezes”.

Em dezembro, Gilmar suspendeu o porte de armas da deputada e determinou que ela entregasse a pistola à Polícia Federal. Já no início deste mês de janeiro, o magistrado determinou buscas na casa da parlamentar, para apreensão de mais três armas identificadas pela PF — uma pistola 380, outra 9mm e um revólver 38. Com informações do Conjur

Pet 10.674

Leia mais

TJAM concede inversão de cláusula penal por atraso em entrega de imóvel, mas nega danos morais

No contrato de adesão firmado entre o comprador e a construtora/incorporadora, havendo previsão de cláusula penal apenas para o inadimplemento do adquirente, deverá ela...

Policial Militar assegura gratificação de curso embora com equívoco à autoridade impetrada

Segundo a decisão, a errônea indicação da autoridade impetrada  do polo passivo do mandado de segurança não prejudica o andamento da ação, pois ambas...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Fachin mantém condenação de policiais envolvidos na morte de Amarildo, no Rio, sem alterações

O Ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou os recursos interpostos pelo Ministério Público do Estado do...

Inclui os 10%? A jurisprudência do STJ sobre gorjetas e tributação

Elas podem aparecer discretas na conta do restaurante – às vezes com outros nomes, como "taxa de serviço" –,...

TJAM concede inversão de cláusula penal por atraso em entrega de imóvel, mas nega danos morais

No contrato de adesão firmado entre o comprador e a construtora/incorporadora, havendo previsão de cláusula penal apenas para o...

Uso de algemas e armas de fogo por agentes de Segurança Pública será regulamentado

O Ministério da Justiça está elaborando uma nova portaria que regulamenta o uso de armas de fogo e armas...