No último domingo (14/04), a capital do Amazonas foi palco de um verdadeiro tumulto durante a realização do Exame Nacional de Magistratura(ENAM). Os candidatos que compareceram ao certame tiveram a aplicação das provas prejudicada após coincidir com o apagão de energia sofrido pela população amazonense.
Relatos de candidatos revelam um cenário de caos e desorganização. A situação atingiu seu ápice quando surgiram rumores sobre o cancelamento do exame. Desesperados e exaustos devido ao cansaço, à fome e ao calor insuportável, os candidatos clamavam por respostas e soluções.
Segundo informações, novo exame será realizado em outubro, sem custos adicionais aos cadidatos, como forma de amenizar os transtornos enfrentados. O exame é um processo seletivo nacional e unificado, que se tornou requisito fundamental para aqueles que almejam ingressar na carreira de magistratura.
Coordenado pela Fundação Getúlio Vargas, o exame atraiu cerca de 40 mil inscritos em busca de uma carreira nos Tribunais Regionais Federais, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Militares, além dos tribunais estaduais, do Distrito Federal e dos territórios.
Veja o vídeo enviado por um dos concorrentes: