Candidatos à eleição para chefiar o Ministério Público do Amazonas têm inscrições aprovadas

Candidatos à eleição para chefiar o Ministério Público do Amazonas têm inscrições aprovadas

O Ministério Público do Amazonas tornou público os registros de inscrição dos candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça do Amazonas para o biênio 2022/20224, cuja eleição far-se-á no dia 1º de setembro deste ano. Os inscritos são, em ordem alfabética: Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; Cley Barbosa Martins, Edinaldo Aquino Medeiros, Géber Mafra Rocha; Lílian Maria Pires Stone, Luiz Alberto Dantas de Vasconcelos e Walber Luís Silva do Nascimento. 

A  Procuradoria Geral de Justiça se constitui em órgão da Administração Superior do Ministério Público e tem por chefe o Procurador-Geral de Justiça, nomeado pelo Governador do Estado, dentre os integrantes da carreira, indicado em lista tríplice, para mandato de dois anos, permitida uma recondução. 

Dentre os candidatos ao cargo e a reeleição se encontra o atual Procurador-Geral da Instituição, que disputa a vaga com mais 6 candidatos, todos com sua inscrição homologada por decisão, à unanimidade, do Colégio de Procuradores. O ato foi assinado por Nicolau Libório dos Santos Filho. 

A eleição está marcada para o próximo dia 1º de setembro do corrente ano, mediante voto secreto e universal dos membros do Ministério Público, em atividade. Cada eleitor poderá votar em três candidatos. Serão incluídos na lista tríplice para nomeação ao cargo de Procurador Geral, os três candidatos mais votados dentre os sete participantes. Havendo empate de votos, a lei orgânica do MPAM prevê que o candidato com maior tempo na carreira será o vencedor. Persistindo o empate, o critério será o de maior tempo no serviço público e, no caso de igualdade, o mais idoso. 

Não há, entre os candidatos, nenhum Procurador de Justiça inscrito. Todos são Promotores de Justiça da carreira do Ministério Público. Essa possibilidade existe na razão de que a Lei Orgânica do Ministério Público do Amazonas permita, entre as condições de elegibilidade que o interessado em concorrer exerça o cargo de Promotor de Justiça desde que conte com mais de dez anos na carreira e esteja em pleno exercício da atividade ministerial nos seis meses anteriores à data da inscrição.

Após a votação, a lista tríplice será encaminhada pelo Procurador-Geral de Justiça ao Governador do Estado no dia útil seguinte à eleição, para escolha e nomeação do Procurador Geral que ainda será realizada na atual gestão do Governador Wilson Lima. 

Leia mais

STJ nega recurso da PGJ/AM e mantém absolvição por busca pessoal irregular no Amazonas

O Ministro Antônio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou recurso do Ministério Público do Amazonas (MPAM) contra decisão em Habeas Corpus...

TJAM julga recurso sobre ação de despejo e competência do juízo arbitral

A Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas começou a julgar na sessão extraordinária desta sexta-feira (27/09) o agravo interno n.º 0001882-72.2024.8.04.0000, em que...

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

TJSP mantém condenação de homem que ameaçou atear fogo em escola

A 7ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara Criminal...

Músicos devem remover canções por uso indevido de marca de banco em letras e videoclipes

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, em parte, decisão da...

Estacionar em vaga reservada a pessoa com deficiência não gera dano moral coletivo, decide TJSP

A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de indenização, por dano...

STJ nega recurso da PGJ/AM e mantém absolvição por busca pessoal irregular no Amazonas

O Ministro Antônio Saldanha Palheiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), rejeitou recurso do Ministério Público do Amazonas (MPAM)...