Caapiranga é notificada pelo TCE/Amazonas a cumprir melhor forma de licitação

Caapiranga é notificada pelo TCE/Amazonas a cumprir melhor forma de licitação

O Prefeito de Caapiranga, Francisco Andrade Braz, foi notificado pelo TCE/Amazonas para que observe nas contratações do município quanto a bens e serviços de interesse público que opte pelo pregão eletrônico em futuras licitações que possam vir a ser lançadas pela Prefeitura daquele Município. Foi Relator Alípio Reis Firmo Filho. 

A decisão do TCE/AM decorreu da falta de atendimento, pelo Prefeito, quanto ao cumprimento da falta de acesso aos Editais do pregão presencial nº 5/2020 e 12/2020, do referido município, haja vista a flagrante desobediência ao direito que todos, na defesa de interesse particular  ou público, tenham em receber dos órgãos que administram bens e valores de natureza pública. 

É do interesse do contribuinte saber o destino do repasse de parcelas de verbas públicas que são administradas pelos chefes dos poderes executivos municipais no mesmo entendimento que é dado a administração dos  interesses públicos nas esfera estadual  e federal. 

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Mas, noutro giro, todo cidadão tem o direito de amplo acesso ao destino dessas verbas. 

Assim, o TCE decidiu “determinar ao Sr. Francisco Andrade Braz, Prefeito de Caapiranga, que opte pelo Pregão Eletrônico nas futuras contratações, em atendimento à uníssona jurisprudência deste e. Corte de Contas, pois tal modalidade apenas se pretere caso as circunstâncias justifiquem”, constou em registro na decisão. 

O Pregão é uma modalidade para se adquirir bens e serviços pela Prefeitura, onde a disputa entre os licitantes é feita em sessão pública, por meio de lances sucessivos, para classificação e habilitação do licitante que oferece o menor preço exequível. 

Leia o documento

Leia mais

Prefeito eleito de Apuí recorre ao TCE/AM para ter direito à equipe de transição no Município

O candidato a prefeito eleito em 2024 à Prefeitura de Apuí, no Amazonas, Marquinhos Macil, pediu auxílio ao Tribunal de Contas do Estado do...

TCE/AM alerta municípios do Amazonas para que reduzam despesas com funcionários

Alertas direcionados aos Chefes do Poder Executivo de alguns Municípios do Amazonas foi encaminhado pela Conselheira Yara Lins, do Tribunal de Contas do Estado,...

David Almeida é reeleito em Manaus

Mais Lidas

Justiça do Amazonas garante o direito de mulher permanecer com o nome de casada após divórcio

O desembargador Flávio Humberto Pascarelli, da 3ª Câmara Cível...

Bemol é condenada por venda de mercadoria com vícios ocultos em Manaus

O Juiz George Hamilton Lins Barroso, da 22ª Vara...

Destaques

Últimas

Justiça proíbe divulgação de informações falsas sobre mamografia

O Tribunal de Justiça do Pará proibiu, em decisão liminar nesta sexta-feira (1º), proibiu que a médica Lana Almeida...

Erivan de Oliveira Santana, lançará o livro ‘Roteiro Prático das Audiências’, em 07 de novembro

O Juiz Erivan de Oliveira Santana, do quadro do TJAM, conquanto inativo, mantém-se atualizado com as novas tendências jurídicas,...

TRT-11 divulga leilão de R$ 13 milhões com imóveis, flutuante e fazendas

O Tribunal Regional do Trabalho da 11° Região (AM/RR) torna público o edital do leilão de bens de móveis...

TJ mantém condenação de ré por estelionato e furto qualificado contra idoso

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre decidiu rejeitar a apelação criminal de uma mulher condenada por...